Qual a importância do Programa BPC?

Estima-se que a subutilização de recursos efetivos afete 30% a 40% dos pacientes e que 20% ou mais dos cuidados prestados são desnecessários e potencialmente prejudiciais. Tem sido demonstrado que programas de melhoria de qualidade podem melhorar o cuidado prestado e promover uma prática assistencial mais eficiente. Assim, o objetivo principal do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia será avaliar as taxas de adesão às diretrizes assistenciais de insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e síndrome coronariana aguda da Sociedade Brasileira de Cardiologia em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) antes e após a implementação de um Programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC) adaptado do programa GWTG®.

O que esperamos com o Programa BPC?

Espera-se que com a implementação deste programa os hospitais melhorem as taxas de adesão às diretrizes de cardiologia atingindo uma meta de 85% de adesão global às recomendações das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Quais são os apoiadores desta iniciativa?

Este programa está sendo subsidiado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela American Heart Association e pelo Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) - Ministério da Saúde (MS) através do Hospital do Coração de São Paulo (HCor).