conl1.GIF (9617 bytes)

conl2.GIF (1690 bytes)

Doença de Chagas

Porque a Chagas atrapalha no funcionamento do coraçäo?

Re: A doença de Chagas atrapalha o funcionamento do coração por diferentes mecanismos: ação direta do parasita (trypanossoma cruzi), ação imunológica (próprio sistema imunológico do indivíduo confunde antígenos do parasita com antígenos do coração levando a uma resposta inflamatória) e lesão vascular (disfunção endotelial). Apesar de vários mecanismos estarem envolvido as manifestações também são variadas desde aqueles  pacientes sem sintomas que é denominada de forma indeterminada até aqueles com insuficiência cardíaca, arritmias, distúrbios de condução e embolias.


Em que percentual (%) dos pacientes de Doença de Chagas ela atinge ao coração, e se há algum tratamento eficaz para esta doença?

Re: O coração é acometido em cerca de 20% dos casos, porém essa casuística é variável. Até o presente momento existe alguns medicamentos como o (Rochagan) que atuam na erradicação do parasita. Porém, necessitamos de mais estudos para poder comprovar sua atuação na prevenção das cardiopatias.


Embora não tenha feito o exame normal para diagnosticar Chagas, um médico pode escutando e de posse de eletrocardiograma e ecocardiagrama do paciente já ter indícios da doença? No resultado do eletro foi acusado uma arritmia do tipo benigna e no eco o coração está normal talvez eu tenha um prolapso que também me explicou que se for, como existe de varios tipos, o meu não é perigoso), digo talvez porque eu estava nervoso demais e as palpitações não permitiram o medico avaliar com precisão. Um amigo morreu de Chagas a acho que me impressionei demais, estou tendo sempre arritmias e eu não tive coragem de perguntar isso ao médico quando ele questionava se eu estava precupado com alguma coisa. Por favor muito embora pareça de cunho psicológico o meu problema gostaria de ser esclarecido, me ajudem.
Outra coisa, estou tomando um remédio de nome corgard (meia banda) e desde a primeira vez quando tomei sinto vontade de vômito e dor no fígado, provoca essa reação, até que ponto minha ansiedade pode desencadear arritmias?

Re: A Doença de Chagas é confirmada através da sorologia (exame de sangue). Pelo que você diz o seu coração, estruturalmente, é normal. O prolapso pode ocasionar arritmias, geralmente desencadeada com o nervosismo. Sugiro procurar seu cardiologista que avaliou os exames e somente ele poderá orientá-lo da melhor maneira possível.


Minha esposa fez um exame de SOROLOGIA PARA CHAGAS pelo método IMUNOFLUORESCENCIA INDIRETA onde o Valor de Referência era "NÃO REAGENTE".
Não levamos ainda este resultado ao médico e, como leigos não sabemos interpretá-lo. Se realmente ela tiver contraído esta doença, qual a sua gravidade? E quanto ao tratamento? Ela tem 46 anos e possivelmente teve contato com o BARBEIRO  ainda criança. Sem mais para o momento, esperamos ansiosamente por uma resposta.

Re: O resultado do exame não reagente, significa que a paciente não tem a doença. Porém seria interessante ter outro exame confirmatório como por exemplo o Elisa. A doença de Chagas apresenta várias formas de apresentação clínica desde a forma indeterminada que possui boa evolução clínica até formas graves que evoluem para insuficiência cardíaca congestiva.


Gostaria de saber o que é miocardiopatia dilatada.

Re: A miocardiopatia dilatada é uma patologia na qual o coração apresenta uma dilatação de suas câmaras.Clinicamente se manifesta sob a forma de insuficiência cardíaca congestiva. Acredita-se que a origem seja uma agressão viral. Dentre as doenças do coração é a que mais tem aumentado de incidência no mundo ocidental.


A Doença de Chagas ataca indiscriminadamente ao coração de quem a possui, ou em alguns casos ela não se manifesta?

Re: A maioria dos pacientes com doença de Chagas se encontra em uma fase que é denominada de forma indeterminada; ou seja, o paciente tem a presença do parasita no sangue, porém não apresenta nenhuma manifestação no coração. O eletrocardiograma e a radiografia do coração são   normais. Dessa forma o coração nem sempre é agredido de forma indiscriminada na doença de Chagas.

< Volta para Coração On Line