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Política de Segurança
O Webmail SBC segue uma política de
segurança similar a de grandes serviços de fornecimento de e-mail, como
o Google, UOL e Hotmail. Destacamos a seguir alguns itens importantes:
- O usuário se compromete a manter a confidencialidade da senha;
- O usuário é o único responsável por todas as atividades que ocorram na
respectiva conta;
- O usuário é responsável pelo backup dos dados que armazena no serviço.
Se o serviço for suspenso ou cancelado, a SBC pode excluir
definitivamente os dados dos servidores;
- O usuário reconhece que os sistemas de computador e telecomunicações
não estão livres de falha, e podem ocorrer períodos eventuais de tempo
de inatividade. A SBC não garante que o serviço seja ininterrupto,
atualizado ou sem erros, ou que não ocorrerá perda de dados.
* Esta página contém marcas comerciais, que são de propriedade de seus
respectivos proprietários, tais como UOL, Google e Hotmail.
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Informações Gerais
O webmail, bem como os demais serviços oferecidos pela SBC, só é válido para os associados que tenham o cadastro ativo.
1- Qual a capacidade do Webmail SBC?
O Webmail SBC tem a capacidade de 6GB para
armazenamento de mensagens e arquivos.
2- Quantas contas de e-mail cardiol posso ter?
Cada associado da SBC pode ter uma conta de e-mail, cujo endereço
será seulogin@cardiol.br.
3- Sou sócio da SBC e ainda não tenho uma conta de e-mail. Como faço
para solicitar?
Solicite a criação de sua conta ao Suporte da SBC, através do
telefone (21) 3478-2730 ou do endereço de e-mail
suporte@cardiol.br.
4- Esqueci meu login e senha. Como faço para recuperá-los?
Entre em contato com o Núcleo de Suporte da SBC através do
telefone (21) 3478-2700, ramais 2729, 2720 e 2719, ou através do endereço de
e-mail tecnologia@cardiol.br.
Caso tenha esquecido somente a senha, há a opção de solicitar uma
provisória através do seguinte link:
http://socios.cardiol.br/db/senhaprovisoria.asp.
5- Como faço para alterar minha senha de e-mail?
Sua senha pode ser modificada diretamente na página do Webmail,
basta clicar em “Ferramentas”, no topo da tela, “Contas” e preencher os
campos na aba “Principal”. Clique em "OK" para salvar as alterações.
Outra opção possível é acessar a página
http://socios.cardiol.br/db/alterarsenha.asp, preencher os campos
com seu e-mail, senha antiga e nova senha. Depois, clique no link
indicado para alterá-la.
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Login
6- Como acessar o Webmail
SBC?
Para acessar o Webmail SBC, entre no endereço
http://webmail.cardiol.br/ e
informe seu nome de usuário e senha cardiol nos campos indicados.
Importante: Digite apenas seu nome de usuário. Não é
necessário completar com "@cardiol.br".
7- Como funciona o recurso Lembrar, na tela de login?
Com o recurso lembrar você pode optar para que, quando acessar a
página do Webmail SBC, seu nome de usuário já esteja preenchido, o mesmo
vale para sua senha, ou ambos (usuário e senha), que é o caso do "Login
automático". Vale ressaltar que, para segurança de suas informações,
essas opções não devem ser marcadas em computadores compartilhados ou
públicos, que serão acessados por outras pessoas posteriormente.
Caso não deseje que o webmail lembre seu usuário e senha, opte por
"Perguntar Sempre".
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Configurações
8- Como modificar as configurações do meu Webmail?
Clique no botão "Ferramentas", "Opções" e faça as modificações
necessárias, lembre-se de clicar em “OK” para salvar as alterações.
9- Como configurar o modo de exibição da tela de mensagens?
A exibição das mensagens de uma pasta pode ser de duas maneiras: com
a janela na horizontal ou na vertical. Para configurar este item, clique
no botão localizado no topo da janela, ao lado das setas de navegação.
10- Como configurar a quantidade de mensagens por página?
Clique no botão "Ferramentas", "Opções" e, na aba "Geral", digite a
quantidade de itens exibidos por página. Clique em “OK” para salvar as
alterações.
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Mensagens
11- Como verificar se chegaram novas mensagens?
Clique no botão "Receber" para verificar se existem novas mensagens
na sua caixa de entrada.
12- Como 'clicar e arrastar' mensagens?
Clique com o mouse em cima da mensagem, e, mantendo-a clicada,
arraste a mensagem para a pasta que desejar.
13- Como selecionar mensagens?
- Selecionar uma mensagem
Selecione-a com um clique simples do botão esquerdo do mouse.
- Selecionar duas ou mais mensagens seguidas
Clique na primeira mensagem do intervalo e mantenha pressionada
a tecla SHIFT, clique então
na última mensagem deste intervalo.
- Selecionar duas ou mais mensagens intercaladas
Clique na primeira mensagem e mantenha pressionada a tecla
CONTROL, clique nas demais
mensagens que deseja selecionar.
14- Como apagar, copiar ou executar outros comandos sobre as
mensagens?
Após selecionar as mensagens, será possível arrastá-las com o mouse para
outra pasta, copiá-las, apagá-las, marcá-las como lidas (ou como não
lidas), entre outros comandos; todas as mensagens selecionadas
obedecerão ao comando dado de uma só vez.
Dica: Clicando com o botão direito do mouse sobre a mensagem
selecionada, aparecerão as opções
disponíveis para o contexto. No menu "Ferramentas", seção Ajuda,
há outras dicas de utilização das teclas de atalho do teclado e das
funcionalidades do mouse.
15- Como destacar mensagens?
Para destacar uma mensagem da lista, basta clicar no ícone da
bandeira de sinalização que aparece ao lado da especificação do tamanho
da mensagem. Ela mudará de cor para vermelho (padrão), deixando a
mensagem em evidência. Esse tipo de marcação sinaliza as mensagens que
têm prioridade ou assuntos pendentes que precisam de resposta.
16- Como realizar uma busca?
Para localizar uma determinada mensagem, clique no botão "Procurar",
no topo da página. Uma barra de Pesquisa será exibida, digite a
PALAVRA-CHAVE, escolha os critérios da busca e clique para procurar.
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Pastas
17- Como criar pastas?
Para criar uma pasta, primeiro, clique na pasta que conterá a pasta
a ser criada. Depois, clique em "Novo", "Pasta" e então, digite o nome
que será dado à mesma. Clique "OK".
18- Como renomear, mover ou excluir pastas?
Clique com o botão direito do mouse sobre uma pasta para ver as
opções de comandos possíveis; selecione a opção desejada.
19- Como navegar nas páginas de uma determinada pasta?
Utilize os botões de navegação “>”; “>>”; etc.,
localizados na parte superior direita da página.
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Contatos
20- Como adicionar contatos à minha lista?
Clique no menu "Novo", "Contato". Preencha os campos e clique em
"OK".
21- Como apagar endereços da lista de contatos?
Clique no item "Contatos"; selecione o contato e clique em "Apagar",
no topo da tela. Ou utilize o botão direito do mouse e selecione a opção
"Apagar".
22- Como criar um grupo de contatos?
Para criar um grupo de contatos, clique em "Novo", "Lista de
Distribuição". Preencha os campos e adicione os contatos, clique em "OK"
para confirmar.
Obs.: Por questão de
segurança, para esta opção, há o limite de 30 contatos por lista.
23- Como utilizar os contatos cadastrados ao editar um e-mail?
Para utilizar os endereços de e-mail de sua lista de contatos,
clique nos botões "Para...", "CC..." (Com Cópia) ou "Bcc..." (Com Cópia
Oculta) e selecione o(s) endereço(s) desejado(s).
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Escrever e enviar e-mails
24- Como escrever e enviar mensagens?
Entre em sua caixa de entrada e, no menu "Novo", clique em "E-mail".
Preencha o campo "Para" com os destinatários desejados, separando-os com
uma vírgula. Complete o "Assunto" e digite sua mensagem. Clique em
"Enviar", sua mensagem será armazenada na pasta "Enviados" (config.
padrão).
25- Como formatar o texto da mensagem?
O texto de uma mensagem pode ser enviado sem formatação ou
formatado. Para formatar um texto, selecione a opção HTML no topo da
tela da mensagem que está sendo criada. A barra de formatação de texto
será habilitada, nela há várias opções de formatação, tais como: tipo,
cor e tamanho da fonte, estilo do texto, alinhamento etc., criando uma
situação semelhante à do Microsoft Word.
26- Como incluir anexos às mensagens?
Clique em "Upload", procure e selecione o arquivo desejado. Repita a
operação caso queira enviar mais de um arquivo na mesma mensagem.
27- Como excluir arquivos anexados?
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione
"Remover" ou "Remover tudo".
28- Como salvar rascunhos?
Ao escrever uma nova mensagem, clique no botão "Salvar" e a mesma
será enviada para a pasta "Rascunhos". Para enviar uma mensagem salva em
"Rascunhos", basta abri-la (editá-la, se necessário) e clicar em
"Enviar". Quando o e-mail é enviado, a mensagem sai da pasta
"Rascunhos".
29- Como ativar uma resposta automática?
Quando você não puder acessar ou responder suas mensagens, utilize o
recurso de "Auto-Resposta", que você pode ativar dentro de
"Ferramentas", "Opções", na aba "Auto-Resposta". Primeiro ative o campo
"modo", depois preencha os outros campos e crie uma mensagem padrão, que
será enviada como resposta aos e-mails recebidos. Escolha o intervalo de
tempo que a opção auto-resposta deverá funcionar e clique em "OK".
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Regras de mensagens
30- Como estabelecer regras para as mensagens que recebo?
É possível criar regras para o recebimento de mensagens, como:
copiar ou mover para outra pasta, apagar, encaminhar etc., para
configurar esta opção, clique em "Ferramentas", "Regras".
Na janela que irá se abrir, clique em adicionar; dê um título para a
nova regra; clique em adicionar novamente; preencha as condições da
regra, clicando em adicionar para incluir mais parâmetros. Clique na aba
"Ações" e defina o tipo de ação para a regra definida e clique em "OK".
31- É possível editar ou excluir as regras de mensagens?
Sim, para isso, clique em "Ferramentas", "Regras"; dê um duplo
clique sobre a regra que deseja alterar, após isso, utilize os botões
disponíveis (editar, apagar, etc.).
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Segurança
32-
Para que servem os filtros Lista Branca e a Lista Negra?
Além das regras de mensagens, é possível classificar um
e-mail, colocando-o na Lista Branca ou na Lista Negra.
Na lista branca deverão estar os e-mails dos quais você conhece o
remetente e tem certeza de que deseja receber as mensagens vindas dele.
Na lista negra deverão estar os e-mails que você deseja bloquear.
33- Como faço para aplicar esses filtros às mensagens?
Para aplicar esses filtros às suas mensagens, clique, segure e
arraste a mensagem até a lista desejada.
Quando a mensagem for colocada na lista branca, automaticamente ela
aparecerá em sua caixa de entrada; se a mensagem for colocada na lista
negra, ela será direcionada para a caixa spam.
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Calendário e Agenda
34- Como configurar o calendário?
Para configurar os dias e horários que deverão aparecer habilitados
no calendário, clique em "Ferramentas", "Opções". Clique na aba
"Calendário", preencha as opções das abas secundárias e clique em "OK".
35- Como agendar um compromisso no calendário?
Clique na pasta calendário e, no menu "Novo" clique em "evento".
Preencha os dados do evento e clique em "OK".
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Configurando o acesso através de POP3 e SMTP
36- Como configurar o Outlook Express ou o Microsoft
Outlook para receber mensagens do
Webmail da SBC?
No menu principal, clique em Ferramentas e selecione o item Contas.
No item Correio, selecione a opção Adicionar Correio.
Na tela Assistente para Conexão / Seu Nome, acrescente seu nome.
Ex.: Joao da Silva
No menu Endereço de correio eletrônico, selecione a opção Eu já tenho um
endereço de correio eletrônico.
Digite o seu email@cardiol.br
no campo Endereço Eletrônico.
Ex.: joaosilva@cardiol.br
No menu Nomes dos Servidores, no campo POP3 digite pop3.cardiol.br
e no SMTP digite smtp.cardiol.br.
No menu Logon no correio, digite no campo Nome da conta o que vem antes
do @ do seu e-mail e digite a sua senha no campo seguinte.
Agora, clique em Propriedades e, em seguida, em Servidores. Após este
procedimento, marque a opção "Meu servidor requer autenticação".
Sua nova conta já está criada.
37- Eu já utilizava o
Outlook e, com a nova versão do Webmail SBC, não consigo mais baixar
as mensagens.
Se você já utilizava o Microsoft Outlook, ou o Outlook
Express, e nele havia a conta "Lixo-Eletrônico" configurada,
informamos que esta conta deverá ser APAGADA.
Isto será necessário pois o novo Webmail SBC não utiliza mais esta conta
para verificação do Lixo-Eletrônico, uma vez que uma ferramenta
específica para filtragem de mensagens foi implantada; assim, o Outlook
tentará baixar as mensagens de uma conta que não existe, o que
ocasionará mensagens de erro.
Para apagar esta conta, em seu Outlook, acesse o Menu "Ferramentas" e
clique em "Contas". No item "E-mail", selecione a conta "seulogin-LixoEletronico"
e clique em "Remover", confirme e clique em "Fechar".
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