|
O Estado de São Paulo
Data: 4 de junho de 2003
Maçã na campanha contra o cigarro
Na Semana Mundial Antitabagismo, fumantes trocaram seus maços por
uma fruta
TÂNIA
RABELLO
A
Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs (ABPM) encontrou um
meio original de estimular o hábito de consumir a fruta: participou, na
sexta-feira passada - um dia antes do Dia Internacional Antitabagismo -
, de uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
(SBC): "Troque seu maço de cigarros por uma maçã". Segundo
o presidente a ABPM, Luiz Borges Júnior, 6.500 frutas foram enviadas
para a campanha.
- Em dois locais da capital, no metrô Tatuapé e na Ceagesp, no
Jaguaré, membros da SBC fizeram testes com um aparelho chamado oxímetro
para detectar o nível de monóxido de carbono nos pulmões e
estimular os fumantes a abandonar o vício. Quem entregava o maço
de cigarros ganhava, em troca, uma maçã.
-
- A idéia foi utilizar a maçã como um símbolo de alimentação
saudável, segundo o médico Marcus Bolívar Malaquias, da SBC.
"Quem pára de fumar geralmente muda também seus hábitos
alimentares, tornando-os mais saudáveis e afastando os riscos de
doenças cardiovasculares", diz o médico. Ele acrescenta ainda
que a maçã concentra flavonóides, excelentes antioxidantes
(elementos que impedem as artérias de 'enferrujar', ou seja,
formarem a arteriosclerose e prevenindo um ataque cardíaco).
"A maçã foi escolhida para a campanha deste ano como símbolo
de uma alimentação saudável", completa o médico.
|
|