O Estado de São Paulo

Data: 4 de junho de 2003

Maçã na campanha contra o cigarro

Na Semana Mundial Antitabagismo, fumantes trocaram seus maços por uma fruta
TÂNIA RABELLO 

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs (ABPM) encontrou um meio original de estimular o hábito de consumir a fruta: participou, na sexta-feira passada - um dia antes do Dia Internacional Antitabagismo - , de uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): "Troque seu maço de cigarros por uma maçã". Segundo o presidente a ABPM, Luiz Borges Júnior, 6.500 frutas foram enviadas para a campanha.

Em dois locais da capital, no metrô Tatuapé e na Ceagesp, no Jaguaré, membros da SBC fizeram testes com um aparelho chamado oxímetro para detectar o nível de monóxido de carbono nos pulmões e estimular os fumantes a abandonar o vício. Quem entregava o maço de cigarros ganhava, em troca, uma maçã.
 
A idéia foi utilizar a maçã como um símbolo de alimentação saudável, segundo o médico Marcus Bolívar Malaquias, da SBC. "Quem pára de fumar geralmente muda também seus hábitos alimentares, tornando-os mais saudáveis e afastando os riscos de doenças cardiovasculares", diz o médico. Ele acrescenta ainda que a maçã concentra flavonóides, excelentes antioxidantes (elementos que impedem as artérias de 'enferrujar', ou seja, formarem a arteriosclerose e prevenindo um ataque cardíaco). "A maçã foi escolhida para a campanha deste ano como símbolo de uma alimentação saudável", completa o médico.