Diário de São Paulo

Data:  20/07/2004

Dor nas pernas esconde doença que aumenta o risco de infarto

 

Má circulação nas pernas é sinal de problema que aumenta 5 vezes as chances de um infarto. Para controlar, é preciso medir pressão do tornozelo.

Dores nas pernas principalmente ao praticar algum esforço físico, como numa caminhada, manchas acastanhadas na pele ou até mesmo frio excessivo nos pés. Esses sintomas, nem sempre levados a sério pela maioria das pessoas, podem esconder uma doença que aumenta em até cinco vezes os riscos de infarto.

O alerta é da Sociedade Brasileira de Cardiologia que lança hoje a Campanha de Prevenção à Falta de Circulação Arterial nas Pernas. O problema, chamado pelos especialistas de doença arterial obstrutiva periférica, está entre os novos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Para se ter uma idéia, um paciente com doença obstrutiva periférica tem 5% de chance ao ano de sofrer um ataque cardíaco. “É mais do que uma pessoa que já passou por um infarto”, diz a cardiologista Márcia Makdisse, coordenadora do Centro de Gestão da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenadora da campanha. “O problema é que a maioria só procura o médico quando é tarde. E os próprios cardiologistas precisam ser treinados para diagnosticar a doença”, completa a especialista.

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a doença obstrutiva periférica não tem qualquer ligação com as varizes. Na verdade, trata-se de um processo contrário. Quando a obstrução está nas artérias o sangue não consegue chegar até elas. É o mesmo processo de entupimento responsável pelo infarto. No caso das varizes, o sangue que deve nutrir essa parte do corpo, chega até as pernas e cumpre sua função. A diferença está no retorno, já que os vasos dilatados impedem seu caminho de volta para o coração.

 

Regiane Monteiro