Revista Viva Saúde 

Data: Novembro de 2005

Onde mora a gorduraILUSTRAÇÃO: MG STUDIO
No Brasil, quem fuma tem 4,3 vezes mais chances de um infarto no miocárdio comparado àqueles que se mantêm longe do tabagismo.
E o indivíduo com circunferência abdominal maior ou igual a 94 cm possui 3,25 vezes mais chances do que aqueles abaixo dessa medida

86% dos pacientes com obesidade abdominal terão também, pelo menos, um outro fator de risco cardiovascular

Estudos indicam que uma perda de 10% no peso pode proporcionar redução de até 30% na gordura abdominal

PLANO NUTRICIONAL
 
A nutricionista Fabiana Honda, da Consultoria Nutricional Patrícia Bertolucci, de São Paulo, responde importantes questões sobre alimentação e redução da barriga:

1. Qual é a dieta ideal para perder a barriga?
É a aquela que proporciona perda de peso corporal e, conseqüentemente, perda da gordura abdominal. Ela deve fornecer todos os nutrientes de forma equilibrada, utilizando alimentos e estratégias que acelerem o metabolismo do organismo e estimulem a saciedade. Portanto, tão necessário quanto escolher o que consumir é prestar atenção ao quanto consumir. Deve-se procurar fracionar o consumo de alimentos, fazendo de cinco a seis refeições, porém em menores quantidades. Alimentos como cereais integrais, legumes, verduras, frutas e carnes magras devem ser consumidos diariamente. Beber bastante líquido também é importante.

2. O que deve ser cortado no cardápio?
Alimentos calóricos (como os muito gordurosos), produtos ricos em açúcar e álcool devem ser evitados. Entre eles estão balas, doces, refrigerantes, molhos à base de creme de leite ou maionese, queijos amarelos, carnes com gordura aparente ou pele e manteiga. Evite ainda preparações empanadas e fritas.

3. E o que não pode faltar?
Precisam estar presentes alimentos como verduras, legumes, frutas, produtos ricos em fibras (arroz, pães e massas integrais), farelo de trigo, leguminosas (feijão, lentilhas), carnes magras grelhadas (peixes, de preferência de água fria, ricos em ômega-3, como salmão e atum), filé de frango, queijos brancos, leite e iogurte desnatados. Produtos light também podem auxiliar, mas seu consumo não deve ser exagerado, pois possuem menos calorias que as versões comuns. Porém, quando consumidos em excesso podem impedir a perda de peso.

4. A partir da mudança de hábitos, em quanto tempo percebe-se os resultados?
Varia de indivíduo para indivíduo, dependendo do nível de atividade física diária e do metabolismo de cada um. Diferentes pessoas podem consumir a mesma quantidade de calorias e uma perder mais peso que a outra. A redução ocorre em razão de um déficit entre o que se consome de energia (na forma de alimentos) e o que se gasta (incluindo atividades rotineiras e exercícios programados). Quanto maior o déficit, mais rápida é a perda de peso. Uma perda de peso saudável é até 1 kg por semana, possibilitando resultados visíveis já nos primeiros sete dias.

5. O que é necessário fazer além da dieta?
Exercícios também são recomendados para conservar a massa muscular durante a dieta e facilitar a perda de gordura corporal. A quantidade de calorias para perda de gordura abdominal varia de acordo com as características pessoais como sexo, idade, altura e nível de atividade física, entre outros.
 

   


 

Um exemplo de cardápio saudável, de 1.500 cal,
para reduzir a circunferência abdominal:
 
 
REFEIÇÃO ALIMENTOS
Café da manhã  2 fatias de pão integral
 1/2 col. (sopa) de requeijão light
 2 fatias de peito de peru
 1 iogurte light
 1/2 papaia
Lanche  1 banana prata
Almoço  1 pires de salada de alface americana, rúcula e pepino, temperada com sal, limão e 1 col. (chá) de azeite
 1 posta de salmão grelhado
 4 col. (sopa) de arroz integral
 1 concha de feijão (metade grão, metade caldo)
 2 col. (sopa) de espinafre cozido
 1 fatia de melão
Lanche  1 iogurte desnatado
Jantar  1 pires de salada de alface, agrião e pepino, temperada com sal , limão e 1 col. (chá) de azeite
 1 filé de frango grelhado (100 g)
 4 col. (sopa) de penne ao sugo (1 xíc. de massa crua)
 3 bolinhas de mussarela de búfala
Lanche  1 pêra
 


PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 |

 

Fonte: Revista Viva Saúde