Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Prezado(a) Colega,

As manifestações de apoio ao nosso ATEROnews continuam, nossa vontade de aprimorar cada vez mais esse informativo cresce na mesma ordem de grandeza. Nesta terceira edição, daremos especial atenção aos trabalhos apresentados no World Congress of Cardiology, realizado em Dubai no último mês de abril, destacando os temas: doses de estatina e risco de diabetes, impacto do consumo de sal e hipertensão na mortalidade mundial, e a eficácia da poli-pílula na prevenção secundária da doença cardiovascular.

Outros temas de interesse clínico, bem como a cobertura de todas as nossas atividades estarão disponíveis na seção DAnews.

Merece destaque a participação dos nossos leitores, na primeira edição, em abril, foram cerca de 1.000 visualizações do ATEROnews com mais de 300 cliques em todas as seções do informativo. Consideramos um muito bom começo.

Obrigado e boa leitura,

O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

> ATERO na web: atualização continuada para todo o Brasil
> Escolhido o Coordenador Científico do XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose 2013
> Diretrizes do DA-SBC sobre HF e Consumo de Gorduras
Estatinas e risco de diabetes: ainda em foco
A controvérsia sobre o risco de diabetes associado ao uso de altas doses de estatinas tem levado muitos investigadores a revisitarem os seus bancos de dados para procurar por algum sinal de diabetes
Leia na íntegra

Redução de sal em 10% pode reduzir 3% das mortes
Em um novo modelo de estudo apresentado no WCC-2012, Gaziano e colaboradores, demonstraram, que a combinação de duas medidas: a redução do teor de sal nos alimentos processados em apenas 10% e uma maior tributação dos alimentos com alto teor de sal, pode reduzir mortes cardiovasculares nos países em desenvolvimento em cerca de 3%.
Leia na íntegra
Poli-pílula em dose-plena: mais eficácia sem aumentar efeitos colaterais
Os resultados do estudo TIPS-2, apresentados no WCC-2012, mostraram que a poli-pílula em dose plena − o dobro da dose, anteriormente testada, produziu reduções superiores na PA e nos níveis de LDL-C em comparação à dose original, e sem diferença significativa em eventos adversos
Leia na íntegra

Ácido úrico: novos dados, novas perspectivas?
Em trabalho publicado no Journal of Hypertension, Adi Leiba e colaboradores, avaliaram os dados relativos aos níveis plasmáticos de ácido úrico (AU) de mais de 100.000 pessoas em Israel, e demonstraram que os níveis aceitos como normais se relacionavam com um aumento do risco de hipertensão arterial e de diabetes
Leia na íntegra
Agenda de eventos
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.