Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

O nosso ATEROnews é uma realidade e cerca de 1.200 sócios do DA-SBC estão recebendo o informativo, todo último dia útil do mês. Nossa vontade é ampliar o numero de leitores e para isso cada colega de nosso contato deve se filiar ao DA-SBC e passar a receber o ATEROnews em seu endereço de email, até porque para ser sócio do DA-SBC não custa nada, não há anuidade ou taxas. Dessa maneira, e aprimorando cada vez mais o informativo criaremos uma grande rede nacional de leitores. Nesta quarta edição, daremos especial atenção aos temas discutidos no Congresso da European Atherosclerosis Society realizado em Milão no último mês de maio, e aos artigos de maior interesse recém publicados, destacando: a teoria do HDL sob ataque; lipoproteínas ricas em triglicérides e HDL-C em pacientes de alto risco para doença CV: evidências e diretrizes de tratamento; a nova metanálise do CTT sobre o uso de estatinas em pacientes de baixo risco CV; e os novos dados divulgados pelo CDC Americano sobre intervenção sobre os fatores de risco CV.
Outros temas de interesse e a cobertura de todas as nossas últimas atividades estarão disponíveis na seção DAnews.
Obrigado e boa leitura,

O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

> Workshop de Diabetes e Doença Cardiovascular
> Teve início o ATERO na web: programa de atualização continuada
> Publicação das Diretrizes do DA-SBC sobre HF e Consumo de Gorduras
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose: 09 e 10 de agosto de 2013
A teoria do HDL sob ataque
Dados epidemiológicos claramente suportam níveis plasmáticos baixos de HDL-C como um fator de risco CV. No entanto, a interrupção dos estudos com o inibidor da CETP dalcetrapib, a ausência de evidências em estudos de associação de genes da HDL com o risco CV, e da falha de efeito da niacina no estudo AIM-HIGH3, tem levado a questionamentos sobre a hipótese do HDL.
Leia na íntegra

Lipoproteínas ricas em triglicérides e HDL-C em pacientes de alto risco para doença CV: evidências e diretrizes de tratamento
Pacientes com distúrbios cardiometabólicos permanecem sob alto risco para eventos CV, mesmo atingindo a meta de LDL-C preconizada. No Congresso da EAS, Chapman e colaboradores apresentaram uma análise critica das evidências para níveis elevados de lipoproteínas ricas em triglicérides (LRTs) e níveis baixos de HDL-C, como fatores de risco CV, com o objetivo de aconselhar estratégias terapêuticas para essas condições clínicas
Leia na íntegra
Estatinas em pacientes de baixo risco de doença vascular em metanálise
São diversos os estudos que demonstraram que o tratamento com estatinas reduzem o LDL-C, prevenindo eventos cardiovasculares. Publicada no Lancet em 2010, a metanálise realizada pelo Cholesterol Treatment Trialists (CTT) Collaboration, o mais amplo estudo da área,contando com dados de cerca de 170.000 indivíduos em 21 trials com estatina versus placebo e outros 5 trials onde regimes de tratamento mais intensivo foram comparados com regime menos intensivo com estatinas
Leia na íntegra

Intervenção medicamentosa sobre os fatores de risco: novos dados divulgados pelo CDC Americano
A prescrição de AAS ou de algum outro antiplaquetário para pacientes adultos com doença isquêmica vascular, nos Estados Unidos, nos anos de 2007 e 2008, foi de apenas 46,9%, segundo dados recentemente divulgados pelo Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
Leia na íntegra
Agenda de eventos
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.