Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

O ATEROnews segue em sua trajetória de levar a melhor informação aos colegas sócios do DA-SBC, nossa base de sócios começa a ser implementada, e novos colegas estão se inscrevendo em nosso Departamento. Nesta quinta edição, daremos especial atenção aos artigos de maior interesse recentemente publicados, destacando: o estudo britânico que avaliou a baixa utilização de estatinas em pacientes idosos; o impacto da terapia de reposição hormonal de longo prazo na prevalência da hipertensão arterial em mulheres pós-menopáusicas; a revisão sistemática do efeito do exercício sobre a adiposidade visceral; e a publicação do documento conjunto da American Heart Association e American Diabetes Association sobre os adoçantes artificiais.
Outros temas de interesse e a cobertura de todas as nossas últimas atividades estarão disponíveis na seção DAnews.
Obrigado e boa leitura,

O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

> ATERO na web: programa de atualização continuada.
> Workshop de Nutrição e Saúde Cardiovascular
> DA-SBC sobre HF e Consumo de Gorduras.
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose já tem local definido
O uso de estatinas em idosos é baixo
Um novo estudo britânico acaba de destacar o baixo uso de estatinas em pessoas mais idosas, o que revela a necessidade de evidências mais robustas e orientações mais claras de diretrizes para o uso de estatinas em pacientes com mais de 75 anos.
Leia na íntegra

AHA/ADA orientam sobre os adoçantes artificiais
A American Heart Association e a American Diabetes Association emitiram uma declaração conjunta recomendando cautela na utilização de adoçantes não calóricos como adjuvantes na manutenção do peso corporal, em indivíduos saudáveis, e no controle da glicemia, em pacientes diabéticos.
Leia na íntegra
Risco de hipertensão arterial na reposição hormonal de longo prazo
Novo estudo australiano, envolvendo mais de 40.000 mulheres no climatério demonstrou que o uso de terapia de reposição hormonal (TRH) está associado com um risco aumentado de hipertensão arterial. Os resultados também mostraram, pela primeira vez, que o risco de hipertensão aumenta quanto maior o tempo de uso de TRH.
Leia na íntegra

Efeitos do exercício aeróbico versus treinamento de resistência na gordura visceral: revisão sistemática e meta-análise
A adiposidade visceral é determinante nos efeitos adversos impostos à saúde pelo sobrepeso e obesidade. Orientação de atividade física é mandatória no tratamento da obesidade, porém os benefícios da prescrição de exercícios mais vigorosos sobre a adiposidade visceral, não estão esclarecidos.
Leia na íntegra
Agenda de eventos
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.