Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Nossos esforços no sentido de ampliar nossa base de leitores, sócios do DA-SBC, ganhará novo incentivo. Com o apoio dos Laboratórios Torrent, durante o Congresso da SBC, em Recife, uma campanha para a inscrição de novos sócios será desenvolvida, o que facilitará a difusão desse informativo. Essa ação será inovadora e todos Irão se surpreender. Aguardem.
Nesta sexta edição do ATEROnews, daremos especial atenção aos artigos recentemente publicados, destacando: a controvérsia sobre o uso de estatinas e a possibilidade de desenvolvimento de disfunção cognitiva, câncer e diabetes; uma revisão sistemática avaliando os benefícios do tratamento da hipertensão estágio 1 em adultos de prevenção primária; a relação entre atividade física regular e marcadores inflamatórios; e artigo de muito interesse, propondo desafios e recomendações à nova diretriz do NCEP ATP IV, ansiosamente aguardada por todos.
Outros temas de interesse e a cobertura de todas as nossas últimas atividades estarão disponíveis na seção DAnews.
Obrigado e boa leitura,
O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

>Dia Nacional de Combate ao Colesterol repercute em todo o país.
 
>ATERO na web: programa de atualização continuada.
 
>Workshop de Nutrição e Saúde Cardiovascular
 
> Diretrizes do DA-SBC sobre HF e Consumo de Gorduras.
 
> XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose
 
Controvérsia do tratamento com estatinas: pesando as evidências
O debate sobre a segurança do tratamento com as estatinas existe desde a introdução dessa classe terapêutica, em 1987. Geralmente, as estatinas são bem toleradas e os efeitos adversos do seu uso são mínimos.
Leia na íntegra

Benefício dos anti-hipertensivos em hipertensão arterial estágio 1 não estão bem estabelecidos
A revisão, recentemente publicada, examinando as evidências dos estudos clínicos randomizados existentes, tem como objetivo principal quantificar os efeitos do tratamento anti-hipertensivo na morbidade e mortalidade de adultos com hipertensão arterial leve, definida por PAS entre 140-159 mmHg e/ou PAD entre 90-99 mmHg, não portadores de doença cardiovascular.
Leia na íntegra
Atividade física regular reduz marcadores inflamatórios
Processos inflamatórios estão relacionados à doença cardiovascular. Uma associação inversa entre atividade física e inflamação tem sido demonstrada, sugerindo efeitos cardioprotetores, dados prospectivos de longo prazo, porém, não estão disponíveis.
Leia na íntegra

Aguardando pela Diretriz do NCEP-ATP IV: desafios e recomendações

O National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel (ATP) tem proporcionado educação e orientação ao longo de décadas sobre o controle da hipercolesterolemia. O seu terceiro relatório (ATP III) foi publicado há 10 anos, recebendo uma atualização, em 2004. Há a necessidade de uma revisão que contemple as mais recentes evidências, gerando uma diretriz atual.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.