Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Chegamos à nossa oitava edição e o número de acessos ao informativo segue crescendo a cada mês. Isso nos estimula a manter o conceito de praticidade e agilidade no formato e na escolha dos artigos, sinalizando que estamos no caminho certo.
Nesta oitava edição do ATEROnews, retornaremos o foco a aspectos relacionados à terapêutica de redução do risco cardiovascular, através de importantes artigos recentemente publicados. Destacamos os temas: níveis elevados de HDL-C parecem não reduzir o risco de infarto do miocárdio; ainda discutindo o binômio uso de estatinas e risco de diabetes, duas publicações apontam que os benefícios superam o risco em pacientes de prevenção primária e, também nos de alto risco; e interessante metanálise apontando para o pouco benefício da terapêutica farmacológica na hipertensão arterial leve.
Nossa agenda de eventos e a cobertura de nossas últimas atividades estarão disponíveis na seção DAnews.
Obrigado e boa leitura,

O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

>Diretriz de Hipercolesterolemia Familiar do DA-SBC é publicada
 
>ATERO na web: programa de atualização continuada.
 
>Workshop de Nutrição e Saúde Cardiovascular
 
> Diretrizes do DA-SBC sobre HF e Consumo de Gorduras.
 
> XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose
 
Níveis elevados de HDL-C parecem não reduzir o risco de infarto do miocárdio.
Se reconhece que níveis plasmáticos elevados de HDL-C se relacionam com um menor risco de infarto do miocárdio (IM), não estando esclarecido, porém, se essa associação é causal.
Leia na íntegra

Os benefícios das estatinas superam o risco de diabetes em pacientes de alto risco.
Se reconhece que as estatinas são efetivas na redução de eventos cardiovasculares conseqüentes da aterosclerose e do diabetes melito (DM).
Leia na íntegra
Os benefícios das estatinas excedem o risco de diabetes na prevenção primária.
Frente às evidências de que a terapia com estatinas aumenta o risco de desenvolver diabetes (DM), a relação entre os benefícios e o risco do seu uso na prevenção primária da doença cardiovascular (CV) tem gerado polêmica.
Leia na íntegra

Pouco benefício da terapêutica farmacológica na hipertensão arterial leve.

Na atualidade, não se conhece claramente quais os benefícios e os possíveis efeitos adversos do tratamento farmacológico de pacientes de prevenção primária portadores de hipertensão arterial leve.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.