Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Bem vindos à última edição do ano ATEROnews. Esperamos que ao longo desses dez meses iniciais de vida, todos vocês, nossos leitores, tenham apreciado o nosso informativo, contemplando, assim, a nossa missão de fazer chegar aos quatro cantos do país a melhor e mais atual informação sobre aterosclerose e risco cardiovascular. Agradecemos a todas as manifestações de apoio e de reconhecimento.
Nesta décima edição, apresentamos os resumos dos principais trabalhos e estudos publicados neste final de ano. Destacando: os novos dados sobre a mortalidade cardiovascular no mundo; a nova meta-análise sobre vitamina D; as implicações do uso de altas dose de estatinas em pacientes diabéticos; e o paradoxo da obesidade sobre a evolução de pacientes pós-AVC.
É com satisfação e muito orgulho, que anunciamos que Torrent do Brasil seguirá patrocinando o ATEROnews durante todo o ano de 2013, em demonstração do seu compromisso com a atualização médica, viabilizando que o nosso informático chegue a vocês, colegas cardiologistas de todo o Brasil.
A todos, os meus sinceros agradecimentos, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações,
O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

>ATERO na web: programa de atualização continuada.
 
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose.
 
 
Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo.
Estudos multinacionais, recentemente publicados, demonstram que em 2010 o número de mortes por doenças CV, em todo o mundo, alcançou a marca de 34,5 milhões, superando as principais causas de morte de 2 décadas atrás como violência, infecções e má nutrição infantil.
Leia na íntegra

Altas doses de estatinas no controle lipídico de pacientes diabéticos.
Beard e colaboradores examinaram os dados de 964.818 membros ativos do Veterans Affairs Primary Care, portadores de diabetes melito.
Leia na íntegra
Nova meta-análise sugere associação limitada entre vitamina D e doenças cardiovasculares.
O nível sérico de vitamina D tem sido associado ao risco de doença cardiovascular (CV). No entanto, o nível ideal de 25-hidroxi-vitamina D para os potenciais benefícios CV permanecem não totalmente esclarecidos.
Leia na íntegra

Paradoxo de obesidade também se aplica ao acidente vascular cerebral.

A relação entre obesidade, avaliada pelo índice de massa corporal (IMC), e melhores taxas de sobrevida para cirurgia de revascularização, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, o “paradoxo da obesidade” parece se estender ao acidente vascular cerebral (AVC).

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.