Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Estamos iniciando o novo ano e com ele a primeira edição do ATEROnews. Nossa disposição é continuar levando a vocês a informação mais atual e de maior aplicabilidade prática, de tudo o que vem sendo publicado na literatura médica sobre aterosclerose e risco cardiovascular.
Nesta primeira edição de 2013, apresentamos os resumos dos principais estudos publicados neste último mês. Destacando: a repercussão da divulgação dos dados iniciais do estudo HPS2-THRIVE, com ácido nicotínico; a meta-análise sobre a utilização de marcadores de inflamação na predição do risco cardiovascular; as implicações na mortalidade de pacientes com câncer e o uso regular de estatinas; e o impacto de intervenções em idade precoce na obesidade infantil.

A todos, um excelente 2013.

Boa leitura,
O editor.

 

DA News
Clique aqui e leia no site

>ATERO na web: programa de atualização continuada.
 
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose.
 
 
Marcadores de inflamação na predição do risco cardiovascular.
Muito se debate sobre a importância de se avaliar os níveis séricos de proteína C-reativa, a PCR e de outros biomarcadores de inflamação na predição dos principais eventos cardiovasculares.
Leia na íntegra

Estatinas relacionadas ao menor risco de mortalidade por câncer.
Estudo observacional publicado no New England Journal of Medicine demonstra que pacientes que usam estatinas regularmente antes de um diagnóstico de câncer têm redução na mortalidade por essa doença.
Leia na íntegra
HPS2-THRIVE não atinge desfecho primário e leva à retirada do mercado mundial da combinação fixa de ácido nicotínico / laropipranto.
O estudo HPS2-THRIVE realizado de forma independente pela Universidade de Oxford e financiado pela MSD não atingiu o seu desfecho primário.
Leia na íntegra

Intervenções sobre a obesidade são mais eficazes em idades precoces.

Dois estudos, recentemente publicados no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine enfatizam a importância de se tratar a obesidade infantil em idades mais precoces.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.