Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Agradecemos a receptividade de todos os colegas à primeira edição do informativo nesse ano. Nossa percepção é que o ATEROnews já conquista o seu espaço como importante ferramenta na difusão dos principais dados científicos, atualizado, ágil e, principalmente, reconhecido pela comunidade cardiológica.
Nesta edição preparamos uma coletânea dos temas mais atuais, incluindo alguns trabalhos apresentados no congresso da American Heart Association e estudos publicados recentemente na literatura.
Estão em destaque: os dados da publicação do NHLBI sobre o risco cardiovascular ao longo da vida em 900 mil indivíduos; a metanálise sobre a associação do consumo de pescado rico em ômega-3 e o risco de eventos cerebrovasculares; os efeitos das dietas com baixo teor de carboidratos ou de gorduras na inflamação sistêmica; e eficácia versus resistência à aspirina em pacientes diabéticos coronarianos.
Confira também na nossa agenda de eventos: a programação 2013 do ATERO na web e a chamada do International Cardiology Symposium a ser realizado em Dubay, com importante participação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
A todos, o nosso abraço.

Boa leitura,
O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

>ATERO na web: programa de atualização continuada.
 
>International Cardiology Symposium em Dubai
 
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose.
 
Eficácia da utilização de aspirina em diabéticos com doença coronária
Se reconhece, que uma dose diária de aspirina pode não proporcionar uma eficácia biológica estável, durante as 24 horas, em pacientes diabéticos.
Leia na íntegra

Impacto das dietas com baixo teor de carboidratos ou de gordura na inflamação sistêmica
Indivíduos com sobrepeso ou obesos ao perderem peso através de uma dieta com baixo teor de carboidratos ou de gordura podem, também, reduzir significativamente, a inflamação em todo o organismo, diminuindo, assim, o risco de doença cardíaca, aponta estudo recentemente publicado.
Leia na íntegra
Consumo de pescado rico em ômega-3 e eventos cerebrovasculares
Adultos que comem várias porções de pescado rico em ômega-3 por semana podem ter um menor risco de eventos cerebrovasculares, de acordo com meta-análise recentemente publicada. o entanto, suplementos de ômega-3 não parecem conferir o mesmo benefício.
Leia na íntegra

Alto risco cardiovascular ao longo da vida, mesmo sem fatores de risco

A estimativa do risco cardiovascular (CV) ao longo de toda a vida pode oferecer projeções sobre o impacto populacional da doença cardiovascular (DCV) no futuro, e melhorar a comunicação entre médicos e pacientes sobre a prevenção.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.