Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
 

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Bem-vindos ao ATEROnews.

Nessa 15ª edição, com o intuito de inovar, estamos trazendo os principais trabalhos apresentados no 5° Congresso Internacional em Pré-Diabetes e Síndrome Metabólica, realizado em Viena, na Áustria, de 18 a 20 do mês de abril, último.
Destacamos: os dados do registro TRIUMPH, com as implicações do
diagnóstico de síndrome metabólica no infarto agudo do miocárdio sob o risco de morte e re-hospitalização no primeiro ano; três trabalhos que contestam o papel do IMC como critério na indicação de cirurgia bariátrica; nesse contexto, outros dois trabalhos avaliam os resultados da cirurgia bariátrica em diabéticos e adolescentes obesos; e o impacto de uma dieta com baixo teor de carboidratos na disfunção diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes diabéticos.

Confira a nossa agenda de eventos e o DAnews.

Boa leitura,
O editor.

 

DA News
Clique aqui e leia no site

>ATERO na web: interatividade e difusão do conhecimento.
 
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose.
 
 

Cirurgia bariátrica em diabéticos e adolescentes obesos: novos dados.

Em sua diretriz, a American Diabetes Association (ADA) considera que a técnica do bypass gástrico com Y de Roux é superior às outras técnicas, para pacientes diabéticos obesos com indicação de cirurgia bariátrica, resultando em perda de peso e melhora de parâmetros metabólicos, atingindo um índice de cura do diabetes de 27%.
Leia na íntegra

IMC em check como critério de indicação de cirurgia báriatrica.
Evidências têm demonstrado que nos obesos a cirurgia bariátrica pode diminuir o risco cardiovascular (CV), pelo impacto positivo nos marcadores de diabetes e síndrome metabólica. Vários estudos, porém, sugerem que tais respostas metabólicas têm pouco a ver com índice de massa corporal (IMC).
Leia na íntegra
Dieta com baixo teor de carboidratos pode reverter disfunção diastólica do ventrículo esquerdo em diabéticos.
A presença de disfunção diastólica do ventrículo esquerdo (VE) em pacientes com resistência à insulina e diabetes é comum, e mesmo sendo sub-clínica, tem importantes implicações prognósticas quando torna-se sintomática.
Leia na íntegra

Diagnóstico de síndrome metabólica no infarto agudo do miocárdio: implicações no risco de morte e re-hospitalização no primeiro ano.

Cerca de dois terços dos pacientes internados com infarto agudo do miocárdio (IAM) têm critérios diagnósticos de síndrome metabólica (SM) enquanto hospitalizados, mesmo levando-se em conta que os marcadores metabólicos podem sofrer alterações durante a fase aguda, o diagnóstico, ainda pode ser confirmado um mês após a alta hospitalar, sugerem os investigadores do registro multicêntrico Translational Research Investigating Underlying Disparities in Acute Myocardial Infarction Patients' Health Status (TRIUMPH).

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.