Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
 

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Bem-vindos ao ATEROnews

Nessa 17ª edição, selecionamos alguns dos principais trabalhos de interesse clínico publicados no último mês.
Destacamos: a nova análise do NHANES apontando que só 1 em cada 3 pacientes americanos em tratamento, tem níveis de pressão arterial e de colesterol controlados; a nova meta-análise envolvendo quase 250 mil participantes, que indica que os eventos adversos da terapia com estatinas são incomuns; os dados do estudo WHI, mostrando que parar de fumar diminui o risco de doença coronária em mulheres com ou sem diabetes; e o excelente artigo alertando à necessidade de precaução no consumo de bebidas com adoçantes artificiais.
Fica o nosso convite: venha participar do XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose, WTC - São Paulo, 09 e 10 de agosto próximos. O melhor e mais atual da Aterosclerose no melhor lugar de São Paulo. Consulte nossa página na web.

Boa leitura,
O editor

DA News
Clique aqui e leia no site

> V Diretriz de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose
 
>História do Departamento de Aterosclerose disponível no site
 
>ATERO na web: Controle lipídico na prática clínica
 
>XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose
 
 

Precaução no consumo de bebidas com adoçantes artificiais é necessária: alertam estudos prospectivos

O impacto negativo de consumir bebidas açucaradas sobre o peso corporal e outros aspectos de saúde levou a um importante aumento na utilização de adoçantes artificiais de alta intensidade, como aspartame, sucralose e sacarina.
Leia na íntegra

Dados do estudo WHI: parar de fumar diminui o risco de doença coronária em mulheres com ou sem diabetes
Os novos dados do Women’s Health Initiative (WHI) avaliando o hábito de fumar em mulheres no climatério, reforçam a premissa de que nunca é tarde para abandonar o cigarro e obter benefícios de saúde cardiovascular.
Leia na íntegra
Nova meta-análise indica que eventos adversos com estatinas são incomuns
Uma análise de quase 250 mil indivíduos tratados com estatinas, em 135 ensaios clínicos randomizados, mostrou que essa classe de hipolipemiantes tem boa tolerabilidade - não há evidência de incremento no risco de mialgia, miopatia e rabdomiólise; que não há nenhuma associação entre estatinas e câncer; e que estes fármacos estão associados a um pequeno aumento no risco de novos casos de diabetes.
Leia na íntegra

NHANES: nova análise aponta que só 1 em cada 3 pacientes americanos em tratamento tem níveis de pressão arterial e colesterol controlados

Em nova análise, recém publicada, os pesquisadores do NHANES - National Health and Nutrition Examination Surveys avaliaram, de maneira simultânea, o controle de hipertensão arterial e de hipercolesterolemia nos períodos de 1988 a 1994, 1999 a 2004 e 2005 a 2010.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.