Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Bem-vindos ao ATEROnews

Essa 20ª edição será inteiramente dedicada a publicação da V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose publicada neste mês de Outubro e disponível online desde o dia 14 na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia, na área de diretrizes. A publicação chegará as mãos dos 13 mil sócios da SBC já no início do mês de Novembro.

Destacamos: a nova estratificação de risco CV, as metas lipídicas, o tratamento farmacológico e as orientações para um dos grupos especiais, os pacientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.cientes idosos.

Fica o nosso agradecimento ao reiterado apoio ao ATEROnews.

Boa leitura,

O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

>V Diretriz de Dislipidemia e Prevençao da Aterosclerose.
 
>Laudos de laboratório passarao a usar valores referenciais da V Diretriz.
 
>História do Departamento de Aterosclerose disponível no site.
 
>ATERO na web: Controle lipídico na prática clínica.
 
 

Recomendações para o tratamento das dislipidemias em pacientes idosos

Nos idosos, raramente são encontradas grandes elevações, características de caráter genético, e sim se observam, discretas ou moderadas elevações de .
Leia na íntegra

Redução do LDL-C: estatinas seguem como a primeira opção do tratamento
Até o presente, a redução do LDL-C pelas estatinas permanece sendo a terapia mais validada por estudos clínicos para reduzir a incidência de eventos CV.
Leia na íntegra
Novas recomendações para as metas lipídicas da V Diretriz

Desde a última Diretriz, de 2007, diversos ensaios clínicos e metanálises demonstram, de maneira inequívoca, que o controle das dislipidemias, em especial as reduções mais intensivas do LDL-C, tem se associado a importantes benefícios na redução de eventos e mortalidade cardiovascular.

Leia na íntegra

Recomendações para estratificar o risco cardiovascular da V Diretriz

Nesse quesito, a V Diretriz evoluiu, os Escores de Risco Global e pelo Tempo de Vida foram adotados, o primeiro para avaliação do risco em 10 anos, em substituição ao de Framingham, e o segundo, como opção para os indivíduos acima de 45 anos, considerados de baixo risco ou de risco intermediário em 10 anos pelo ER Global.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.