Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 2, Fevereiro/2014
  Palavra do Presidente Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News
Já podemos dizer que esse meio eletrônico deu certo! Parece redundância, mas tivemos inumeras manifestações positivas, para essa nova mídia do DERC que valem como cumprimentos ao editor
Dr. Daniel Daher e naturalmente ao nosso diretor de comunicações S.Serra.
 
1) Simpósio Internacional do DERC no Congresso da SBC em Brasília. Por contato direto do Claudio Gil conseguimos ter o como convidado internacional o
Dr. Paul D Thompson, um clínico líder na área de exercício, com várias publicações de valor no Circulation e na revista do ACSM, além de co-editor de várias Diretrizes. Pessoalmente bem acessível, será um sucesso com certeza.
 

2) Notícia alvissareira, os Drs. Pedro Albuquerquen e Fábio S de Brito estão em francas e positivas conversações com a presidência da ANS (Agência Nacional da Saúde) para valorização do preço do TE. Sem dúvida estamos esperançosos dos resultados.
 

3) Consequência da recente Resolução do CFM que obrigou que o TE seja feito por um médico presente a um exame de cada vez, além da esperada elevação do valor do TE, teremos um aumento de interessados em ter o título de habilitação em ergometria. Neste ano ainda serão duas as oportunidades de prestar a prova, no Congresso Norte -Nordeste de Cardiologia e no Congresso do DERC em Vitória do ES, convido quem ainda não tem o título que aproveite este momento para isso.
 

4) Passaremos a divulgar quais os DERQUIANOS que são convidados a participar de congressos internacionais em comissões científicas ou como palestrantes. São escolhas que honram o DERC sobremaneira.
 

5)A idéia de ter representantes do DERC em cada Estado brasileiro está em rápido andamento para se encerrar em breve. O Arnaldo Stier ficou com a incumbência dessa tarefa, e ainda aguarda as sugestões de algumas diretorias regionais da SBC.
 

6) Por fim a grade de sugestões para o Congresso da SBC elaborada pelos nossos Vices do DERC, pelo Diretor científico e a presidência , foi enviada ao CECon . É bom que saibam que teremos apenas uma porcentagem das sugestões do DERC escolhidas, como norma geral tradicional da SBC.



NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

 Mensagem do Editor  
Caros colegas,

Chegamos ao segundo número do nosso DERC News muito satisfeitos com a resposta positiva dos nossos companheiros de ergometria, reabilitação, cardiologia do esporte e medicina nuclear. Nessa edição teremos artigos internacionais comentados, publicações de autores nacionais reproduzidas, notícias do departamento entre outros assuntos. Como editor, vai aqui meu muito obrigado a todos!

Nesse número merecem destaque as participações internacionais de derquianos, uma conquista que demonstra o alto valor científico do departamento. Notícias sobre a interação do DERC, através dos esforços da SBC, com a ANS, visando a continuação da luta pela valorização do TE e TCP, também estão publicadas. Na “Palavra do Presidente” um resumo dos primeiros meses de gestão, conquistas, com desafios e diretrizes. Divulgamos também a mensagem do presidente do próximo congresso nacional do DERC em Vitória, com excelentes notícias sobre o nosso evento maior.

Enfim, uma edição preparada para informar e entreter a todos.

Boa leitura!


O Editor
  Notícia
Participação do DERC nos Congressos Científicos Internacionais de Cardiologia cresce a cada ano

Claro sinal de reconhecimento do valor científico do nosso departamento, as participações de colegas brasileiros membros do DERC em congressos fora do Brasil tem se ampliado nos últimos anos. Vejam alguns exemplos que ocorreram agora em 2014:

Tales de Carvalho : ESC – revisor de TL
Palestra: a Dança como Reabilitação CV (Congresso Mundial Cardiologia – Austrália)

Jorge Ilha : revisor de TL no ESC

Claudio Gil Soares : revisor de TL no ESC

Nabil Ghorayeb: revisor de TL no ESC

São os “embaixadores” do DERC pelo mundo, trazendo prestígio e facilitando as ações do departamento junto as sociedades internacionais, inclusive facilitando contatos e participações de convidados estrangeiros em nossos eventos.


Valorização do Teste Ergométrico chega na ANS - Clique aqui
  Artigos
Gradiente de frequência cardíaca no exercício - Clique aqui
Colaboração:
Claudio Gil Araújo

Adaptações morfológicas e funcionais dos átrios direito e esquerdo induzidas pelo treinamento em mulheres atletas altamente treinadas - Clique aqui
Colaboração:
Cléa Simone S. S. Colombo

  Congresso DERC 2014
Leia a mensagem do Presidente do XXI Congresso Nacional do DERC, Antonio Carlos Avanza Júnior - Clique aqui
  Revista do DERC
Confira a nova edição da Revista do DERC - Rev DERC 2014;20(1):1-32 - Clique aqui