Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 3, Março/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Colegas Derquianos,

O nosso Congresso tem como foco satisfazer a maioria silenciosa, que sempre nos prestigiou. A característica atual acompanha as necessidades da população, ou seja, o Exercício Físico visto do Consultório, com suficiente abrangência e profundidade para o incentivo da prática da Atividade Física ou Esportiva para o Sedentário que precisa vencer o fator de risco mais incidente desse século na Prevenção Primária dos tradicionais fatores de risco, como: hipertensão, dislipidemia, diabete e obesidade; para que o Cardiopata seja estratificado no seu estado clínico, com exames complementares como os de ergometria simples e cardiopulmonar, além dos métodos de imagem; para iniciar a Reabilitação Cardiovascular, sem dúvida uma das melhores ferramentas para recuperar e prolongar a vida do cardiopata para uma vida ativa e para o Esportista/Atleta conseguir melhores performances amadoras ou profissionais.

Novos colegas capacitados estão chegando ao DERC, e sem dúvida serão prestigiados na programação. Os temas polêmicos e atuais serão levados para os debates produtivos. O espaço das mulheres será preservado, pela importância dos exercícios para a mulher, seja ela cardiopata, esportista ou atleta. A criança e o adolescente serão abordados no novo contexto do incentivo para os esportes em idade cada vez mais precoce.

Finalizando, precisamos discutir o comportamento ético e jurídico que estamos submetidos nesses tempos tão ingratos com os médicos. Percebemos que o currículo das Faculdades está incompleto, além da Medicina, já estamos precisando conhecer as Leis Jurídicas, Economia e Finanças, Direitos Trabalhistas, Política e principalmente Esperteza para não cair na mão de escroques exploradores.

Esperando encontrá-los em Vitória (ES), no pós-Copa e pós-Eleições, seja de tristeza ou de alegria.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

Chegamos na nossa terceira edição procurando manter o estilo e os propósitos: informação departamental e atualização científica dosados.

Nesse número, abordaremos aspectos relacionados com o nosso próximo congresso, com atenção especial do nosso presidente ao tema. A luta pela remuneração digna do TE//TCP avança e, da Bahia, novas notícias estão aqui contempladas. Informações de pesquisa na classe médica sobre o hábito de praticar atividades físicas e sua relação com a obesidade estão em outra matéria.

Estão publicadas ainda as normas recentemente definidas para a publicação de divulgação de eventos nas mídias do DERC, bem como os requisitos para o apoio formal do departamento. Mais um artigo, dessa vez descrevendo as diferenças no ECG de atletas com atividades distintas está resumido e comentado. Assim, esperamos que aproveitem mais esse número do nosso DERC News.

Boa leitura,

O Editor
  Notícias
Membros do DERC no Congresso Português de Cardiologia - Leia aqui

Valorização do Teste Ergométrico – a luta continua! - Leia aqui

E AGORA? Mais uma morte em ACADEMIA - Leia aqui

Pesquisa em portal médico mostra relação entre sedentarismo e obesidade na classe médica - Leia aqui
  Artigo
Comparação da frequência de anormalidades eletrocardiográficas significativas em atletas de “endurance x não-endurance” - Leia aqui

Colaboração:
Dra. Cléa Simone S. Souza Colombo
  Divulgação de Eventos
Conheça as normas do DERC para divulgação de eventos científicos - Clique aqui
Sports e Cardiology 2014 - Veja informações
II Curso teórico-prático de Introdução ao Teste Cardiovascular de Exercício na Cardiologia - Veja informações