Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 5, Maio/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados Colegas do DERC,

Em plena efervescência das eleições, voltamos à lembrar à todos os que estão adimplentes, não deixem de se manifestar pelo voto consciente para a futura diretoria da SBC. Em tempos críticos para a Medicina do Brasil, que nos represente com dignidade, ética e continue guardiã dos anseios científicos e profissionais de todos os cardiologistas. Como sempre o DERC não se posiciona oficialmente, enquanto nenhum dos seus for oficialmente candidato consensual, porém, como já divulgado, nossos diretores tem sua preferência pessoais.

Lamentavelmente, um fato grave está constrangendo o DERC, e que merecerá em breve uma posição nossa clara e forte. Fato notório das funções precípuas da existência do DERC, além do estudo e disseminação dos métodos de ergometria/ergoespirométria e cardiologia nuclear, há muitos anos é a PREVENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA do importante e independente Fator de Risco, o Sedentarismo. Estimular e orientar atividades físicas e esportivas, disseminar a reabilitação cardiovascular como importante ferramenta do tratamento do cardiopata, sempre foi tarefa do DERC. Realizar Congressos, Simpósios, Cursos como as úteis e bem elaboradas Diretrizes, demonstram seu vigor científico e liderança na sociedade brasileira. Atingimos enorme credibilidade ao serem nossas Diretrizes, referenciadas em resoluções do CFM e citadas por pesquisadores estrangeiros.

Podem ter certeza os colegas “Derquianos” que não permitiremos que seja retirada da responsabilidade do DERC, a exclusividade de ações e funções preventivas inerentes ao nosso departamento.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

Chegamos a mais um número do nosso boletim, entusiasmados e agradecidos pelo apoio e colaboração de vocês. As repercussões em relação ao DERC News tem sido muito positivas, o que nos estimula a prosseguir no trabalho, procurando melhorar sempre. Nesta edição teremos dois artigos científicos comentados, notícias das eleições na SBC, divulgações de eventos e a palavra do presidente.

Espero que apreciem, boa leitura!

O Editor
  Notícias
Prova de Habilitação em Ergometria 2014 - Congresso Norte Nordeste Recife - 14/16 de agosto

Aos colegas ergometristas do Norte Nordeste comunicamos que terão a oportunidade de realizar prova de habilitação deste importante método de investigação cardiovascular.A prova ocorrerá em Recife, no MAR HOTEL, no sábado 16 de agosto pela manhã, nas dependências do congresso, em sala posteriormente informada pela organização do congresso e pelo DERC aos inscritos, através da secretaria dos departamentos na pessoa de Simone Martins e deve obedecer ao seu edital.

Para a realização da prova, não haverá obrigatoriedade de inscrição no congresso, porém para aqueles que desejarem também frequentar o evento para se reciclarem inclusive nos temas de ergometria sua inscrição poderá ser no valor de residentes(50%), obedecendo valores das datas correspondentes, sendo necessário a comprovação da inscrição na prova do DERC, para obter esse bônus.
  Artigos
Exercise-induced right ventricular dysfunctionand structural remodelling in endurance athletes - Leia aqui

Comparison of ECG Criteria for the Detection of Cardiac Abnormalities in Elite Black and White Athlete - Leia aqui
  Divulgação de Eventos
O XLI Congresso Paranaense de Cardiologia será realizado entre os dias 23 e 25 de maio em Curitiba.
Veja os palestrantes confirmados - Clique aqui
Sports e Cardiology 2014 - Veja informações