Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 10, Outubro/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados colegas

O sucesso do Simpósio Internacional do DERC em Brasília no Congresso da SBC resgatou a conhecida qualidade dos eventos do DERC.

Em relação ao número de representantes do DERC convidados pela Comissão Científica da SBC (CECOM) para o congresso ter sido qualificado e numeroso, encontramos colegas que se sentiram esquecidos. O fato é que existe um percentual departamental a ser seguido e isto inviabiliza maior quantidade de previamente indicados pelo DERC.

No próximo Congresso do DERC, em Vitória serão mais de 80 os convidados, um recorde que também nunca alcançará a quantidade que agradaria a todos.

Enfim procuramos contemplar a maioria possível.

Aliás, esperamos reencontrar o máximo possivel de derquianos em 20 de novembro, já lembrando que a grade foi terminada e o foco será debater o exercício fisico para o clinico, seus exames e condutas na prevenção primária como na secundária. O convidado estrangeiro Daniel Foreman, vem de Harvard e tem tudo para agradar.

Um recado para quem foi aprovado para o TEC em Brasília, aprovamos os meios para que possa prestar a Prova de Habilitação em Ergometria, já no Congresso de Vitória.

Finalmente e em primeira mão, o Congresso do DERC em 2015 será nos dias 29 a 31 de outubro em RECIFE presidido pelo Ricardo Quental Coutinho.

Até breve!


NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.brr
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

Reservem suas passagens, programem a estadia por alguns dias na capital do Espírito Santo, a charmosa ilha de Vitória... O nosso XXI Congresso Nacional já decolou! Com uma grade científica preparada para valorizar a interface entre o cardiologista clínico e os métodos complementares, levando acima de tudo a bandeira da prevenção cardiovascular nos dias atuais. Aqueles que puderem, como capixaba de berço e "paulistano adotado", sugiro que aproveitem para conhecer o litoral da ilha e as praias vizinhas, os pontos turísticos históricos e a inigualável culinária local, capitaneada pela já famosa moqueca capixaba. Acompanhe aqui um resumo dos preparativos do congresso em Vitória, feito pelo seu presidente, Dr. Antonio Carlos Avanza. Nosso boletim conta ainda com um artigo muito instigante, publicado recentemente pelos Drs. Paul T. Williams e Paul D. Thompson, este último nosso convidado no recente Simpósio Internacional do DERC em Brasília, abordando um dos temas recorrentes em nossas discussões: qual a dose ideal do exercício para a saúde? Nesse caso, especificamente em uma população de sobreviventes de ataque cardíaco.

Boa leitura!

O Editor

  Notícias

Será realizado no dia 19 de novembro em Vitória-ES um curso pré-congresso direcionado para clínicos gerais, tendo como objetivo a atualização em grandes temas da cardiologia, comentários sobre diretrizes, aspectos diagnósticos e terapêuticos. O DERC toma essa iniciativa objetivando aumentar o alcance do ensino de conceitos básicos em cardiologia, cumprindo assim também a função de colaborar no aperfeiçoamento técnico dos profissionais de saúde que não são especialistas, mas atuam na linha de frente do atendimento médico a diversas situações no âmbito da cardiologia. Conforme definido pela atual diretoria do departamento, esse modelo deverá ser parte integrante dos nossos congressos de agora em diante.


Mensagem do Presidente do XXI Congresso Nacional do DERC - Leia aqui

  Artigos
Aumento da mortalidade cardiovascular associada ao exercício excessivo em sobreviventes de ataque cardíaco - Leia aqui
  XXI Congresso Nacional DERC 2014
De 20 a 22 de novembro - Veja informações