Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 12, Dezembro/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados colegas e amigos,

Desejo, em nome da Diretoria do DERC, que todos passem momentos felizes com os seus e que renovem suas alegrias no ano de 2015.

Esperamos que os muros eventuais erguidos, sejam convenientemente derrubados e nos unamos ao redor da grandeza do SER HUMANO, na sua verdadeira boa índole de agregar valores. Tudo passa! Que fiquem os valores espirituais que aprendemos de nossos pais e mestres.

BOAS FESTAS E ESPERAMOS NOS VER EM 2015, SAUDÁVEIS E FELIZES.


NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.brr
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor

Caros colegas e amigos,

Encerrado o primeiro ano de existência do DERC News, acima de tudo ficam os nossos agradecimentos a todos os que vem colaborando com a mais jovem publicação do nosso departamento.

Esperamos que em 2015 tenhamos ainda mais participações e que as produções científicas das áreas de atuação do DERC estejam sempre plenamente representadas e discutidas pelos nossos experts.
 
Encerramos o ano com a sensação agradável e já saudosa do convívio em Vitória, durante nosso congresso nacional, com a brisa do mar e aroma da moqueca capixaba nos acompanhando.

É a “Família DERC” completando mais um ano de convivência fraternal.

Boas festas a todos, nossas famílias e amigos!
 

O Editor

  Notícias

Ocorreu em Feira de Santana - BA, no hotel Ibis, nos dias 07 e 08 de novembro o I Simpósio Internacional em Medicina Nuclear e Ergometria de Feira de Santana.

O evento reuniu cardiologistas de Salvador, Feira de Santana e região e contou com a presença de convidados internacionais, como o Dr. Fernando Mut (Uruguai). e nacionais. como o Dr. João Vitola (Paraná). O organizador e coordenador do evento Dr. Augusto Almeida (BA) ressaltou a importância de levar discussões neste tema aos cardiologistas do interior da Bahia e ressaltou ainda a necessidade de reforçar a qualidade e formação dos ergometristas na região.
 
Os participantes foram ainda brindados com uma excelente sessão de casos clínicos onde foi intensa a interação com a plateia. Participaram ainda como convidados locais: o presidente da SBC/BA, Dr. Mario Rocha, o presidente do DERC/BA, Dr. Luiz Ritt, o presidente da SBC/Feira de Santana, Dr. Edval Gomes, além dos Drs. Mozart Cardoso, Gustavo Feitosa, Cristiano Macêdo, Mario Sergio Bacellar.

  Artigos
Equação de Predição do Consumo de Oxigênio em uma População Brasileira - Leia aqui

Correlação apenas modesta na interpretação do Eletrocardiograma na avaliação de atletas jovens - Leia aqui
  XXI Congresso Nacional DERC 2014

Realizado entre os dias 20 e 22 de novembro do corrente ano na cidade de Vitória (ES), o XXI Congresso Nacional do DERC foi unanimemente considerado por seus participantes um grande evento. Os colóquios e mesas redondas contaram com a participação maciça dos congressistas, sendo a interação entre palestrantes e plateia o ponto alto do evento. As conferências com palestrantes nacionais e internacionais abrilhantaram ainda mais o conteúdo científico, por vezes ajudando a sanar dúvidas de várias condutas do dia a dia de nosso consultório.
 
Obtivemos o recorde de inscrições de temas livres e a ótima qualidade dos trabalhos apresentados provocou uma enorme (e satisfatória) dificuldade para a nossa comissão julgadora. Foram premiados um tema livre oral e um pôster, tendo os mesmos sido contemplados com a inscrição para o próximo Congresso do DERC em Recife.
 
Encerramos o evento com discussão de casos clínicos e uma bela e concorrida gincana, onde foram distribuídos vários brindes.
 
Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, diretoria do departamento e patrocinadores, esperando encontrá-los no próximo ano na bela cidade de Recife.

Saudações Derquianas!

Antonio Carlos Avanza Júnior
Presidente do XXI Congresso Nacional do DERC