Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 1, Janeiro/2015
 

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Colegas,

Começa o ano com as preocupações habituais do início, e para chatear tivemos as duras matérias na mídia sobre má pratica médica. Não vamos entrar na discussão, tarefa para os nossos líderes da AMB, CFM e Sociedades de Especialidades.

Gostaria de colocar aos colegas do DERC ouvindo suas opiniões sobre uma solicitação de colegas clínicos especialistas em Medicina do Esporte e do Exercício, para que pudessem prestar a Prova de Habilitação em Ergometria. Assunto recorrente há meses gostaria de saber a opinião de quem pode emiti-la NÓS do DERC !!

Vários deles fizeram cursos e treinamento em ergometria, atuando atualmente em clínicas esportivas e serviços de reabilitação cardiovascular. Seria uma maneira inteligente de atuar no mercado do DERC, pois seguirão as nossas Diretrizes otimizando as condições técnicas do exame feito por Médicos do Esporte e evitaríamos os médicos “paraquedistas”, que pela Lei podem exercer a Medicina e fazer o teste ergométrico sem a qualificação do seguidor do DERC.

As questões dos requisitos qualificatórios seriam discutidos por uma Força Tarefa composta pelo DERC, SBC e SBMEE

Lembro que teremos duas oportunidades para fazer a Prova de Habilitação em Ergometria, uma no Congresso Norte – Nordeste no primeiro semestre e outra no segundo semestre no nosso Congresso do DERC em Recife. Como as duas estão na região NN, estamos solicitando à comissão da Prova a possibilidade de uma terceira Prova agora na região Sul, em SP no Congresso da SOCESP.

Bom Ano a todos.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.brr
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor

Caros colegas,

Bem-vindos a nossa primeira edição em 2015! Iniciando esse segundo ano contamos com a ilustre colaboração do nosso ex-presidente Dr. Pedro F. Albuquerque em um artigo sobre os benefícios adicionais dos exames de imagem realizados após um Teste Ergométrico.

Nosso presidente tece comentários sobre a interação entre o DERC e a Medicna do Esporte e já iniciamos aqui a divulgação do nosso congresso nacional em Recife.

Uma ótima leitura a todos e o nosso desejo de um excelente e próspero 2015!


O Editor

  Notícias

Temas Livres vencedores do XXI Congresso do DERC em Vitória recebem inscrições para o próximo Congresso Nacional do departamento.

Parabéns a todos os autores! Aguardamos vocês com mais contribuições de excelente nível científico no congresso de 2015. Até Recife!

1º lugar oral
PONTO ÓTIMO CARDIORRESPIRATÓRIO: VALOR PROGNÓSTICO NA MORTALIDADE POR TODAS AS CAUSAS
PLÍNIO DOS SANTOS RAMOS, e CLAUDIO GIL SOARES DE ARAUJO
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, BRASIL - CLINIMEX - Clínica de Medicina do Exercício, Rio de Janeiro, RJ, BRASIL - Instituto do coração Edson Saad - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, BRASIL.

1º lugar pôster:
Fadiga Cardiopulmonar após Maratona
ANA PAULA RENNÓ SIERRA, NABIL GHORAYEB, RENATA GORJÃO, VINICIUS CONEGLIAN SANTOS, MARIA FERNANDA CURY BOAVENTURA, MARINO BENETTI, PATRICIA SMITH, CARLOS ANIBAL SIERRA REYES e MARIA AUGUSTA P. DAL'MOLIN KISS EEFE / IDPC - USP, São Paulo, SP, BRASIL - Medicina - Uninove, São Paulo, SP, BRASIL - ICAFE - Unicsul, São Paulo, SP, BRASIL.

  Artigos
Yield of Downstream Test After Exercise Treadmill Testing. A Prospective Cohort Study. - Leia aqui
  XXII Congresso Nacional do DERC
De 29 a 31 de outubro - Veja informações