Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 4, Abril/2015
 

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Olá, amigos do DERC!

O tsunami do Lava Jato; a crise política e, principalmente, a econômica; as exuberantes passeatas verde-amarelas; nessas alturas, lavam literalmente a alma de todos.

Os testes ergométricos realizados por médicos e seus novos valores já adotados em várias localidades indicam um caminho sem volta, da sua valorização técnica e financeira.

O aumento expressivo dos interessados em fazer a prova para obter o Titulo de Habilitação em Ergometria nos anima e fortalece.

A respeito desse assunto, o DERC NEWS publica um e-mail de um colega de grande cidade do interior de São Paulo, que mostrou sua formação ética e atitude ao se confrontar com a política administrativa de uma clínica, que iniciou o uso e pretende aumentar esse uso de FISIOTERAPEUTAS para realizar testes ergométricos (seriam dois no mínimo, ao mesmo tempo) com supervisão, em outra sala distante, de um cardiologista. Ora, está vigente a resolução do CFM que determina que o TE é um Ato Médico exclusivo. O DERC NEWS publica o e-mail do colega e uma resposta elaborada pelo nosso diretor de Comunicações.

Estivemos na reunião ordinária da Câmara Técnica de Medicina do Esporte e do Exercício representando o DERC, e um dos assuntos em pauta foi “as medidas obrigatórias do atendimento médico dos atletas”, que será feito após seleção técnica de quase dois mil médicos voluntários.

Nesse quesito, ainda tivemos reunião dos departamentos afins da SBC com o COB, para que utilização dos programas TECA A, TECA B e TECA L. Finalmente entrou na pauta o problema “Academias” e os necessários cuidados médicos.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.brr
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor

Caros colegas,

Em mais uma edição recheada de informações científicas e administrativas, seguimos com o nosso DERC News. Muitas explanações sobre os vários assuntos tratados no âmbito do departamento na "Palavra do Presidente", um artigo de repercussão mundial sobre o valor dos testes funcionais comparados com a angiotomografia (Estudo PROMISE) resumido e comentado pelo Dr. Iran Castro, além de resposta a um questionamento feito em relação à realização do Teste Ergométrico, a cargo do Dr. Salvador Serra. Imperdível!

Boa leitura a todos.

O Editor

  DERC Responde

Sou cardiologista, trabalho numa clínica de exames, onde a administradora está querendo implantar um segunda sala de ergometria, onde uma fisioterapeuta realizaria o exame, simultaneamente a mim, que estaria em outra sala, num outro teste, com um monitor para aquele exame. Ela já faz isso numa cidade próxima, com a mesma fisioterapeuta, e diz que tudo está indo bem. Particularmente, não gostei da idéia a princípio, sou muito detalhista com o exame, com sinais e sintomas do paciente, registro de arritmias, medição da PA (com todo o respeito, mas essas pessoas treinadas muitas vezes subestimam ou superestimam as medições), etc. Gostaria de saber se isto é ético, correto, porque sei que desde setembro (se não me engano) oficializou-se que o teste é um ato médico (sempre foi, mas ficou mais incisiva tal afirmação). Espero que a resposta seja que não é correto, ou, o que eu poderia argumentar para não fazê-lo. Muito obrigado. Leia aqui a resposta do DERC.

  Artigo Comentado
Outcomes of Anatomical versus Functional Testing for Coronary Artery Disease - Leia aqui
Colaboração: Dr. Iran Castro
Ex-Presidente da SBC / Conselheiro do DERC/SBC
  Congresso
XXII Congresso Nacional do DERC
De 29 a 31 de outubro 2015
Mar Hotel - Recife/PE

Acesse o site oficial do evento
 
Clique aqui para enviar seu Tema Livre.