Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 10, Outubro/2015
 

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados amigos

Ainda sem terminar o ano, novas discussões surgem na área do Exercício e Esportes. A mais recente diz respeito às provas esportivas no pico do calor de verão. No mundo todo existe uma grande preocupação sobre os riscos de se desencadear a desidratação ou a temida hipertermia em provas esportivas. Várias mortes e casos graves compõem a estatística das corridas de rua, segundo autores estrangeiros e aqui entre nós descritas pelo colega Serafim Borges, médico de várias maratonas do RJ.

A própria FIFA, pela primeira vez em sua história, teve que mudar a época da futura Copa do Mundo no Catar, devido ao calor desértico local. Teses de doutorado em Medicina do Esporte, feitas na UNIFESP com futebolistas e trabalhadores rurais, demonstraram o perigo do calor acima de 32ºC para a prática de exercícios físicos.

Outro assunto, a polêmica do exame médico prévio nas academias segue agora em nível de CFM, AMB, SBC e SBME, que pressionam o Congresso Nacional em Brasília para que seja mantido a qualquer preço e que não passe o Projeto de lei do senador Romário. Como novidade, o senador apresentou outro PL que autoriza dedução total no Imposto de Renda das mensalidades das academias e consultas nutricionais.

Importante mesmo é encontrá-los no nosso Congresso Nacional do DERC, em Recife, no fim do mês de outubro.

Até breve a todos.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

Facebook: CardioEsporte - Cardiologia e Medicina do Esporte

  Mensagem do Editor

Caros colegas,

Nas vésperas do nosso evento maior, me cabe antes de tudo reforçar o convite para que todos estejamos na bela e acolhedora Recife, sob o sol ardente de Pernambuco, com sua natureza exuberante e com a certeza de um evento grandioso, preparado pelo presidente Ricardo Coutinho e toda sua comissão.

Para enfatizar ainda mais o importante papel do Teste Ergométrico na prática cardiológica, publicamos um excelente resumo de artigo que trata das possibilidades do TE no diagnóstico e prognóstico da Cardiomiopatia Arritmogênica do VD.

Nos encontramos em Recife!

Um abraço!

O Editor

  Artigo Comentado
Teste ergométrico em assintomáticos com genes “careadores” pode demonstrar substrato elétrico latente para Cardiomiopatia Arritmogênica do Ventrículo Direito - Leia aqui
  Congresso