Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 5, Maio/2015
 

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados companheiros

O Presidente do DERC foi convidado e aceitou ser palestrante no ESC 2015 - no "SYMPOSIUM SESSION : SUDDEN DEATH / RESSUSCITATION" ao lado dos Drs. D. Zideman (GB) J. Brugada (ES) e C. Hassager (DK), relatando o nosso tema "World Cup 2014 in Brazil Emergency Care", sobre os atendimentos em 08 Hospitais antes durante e após os jogos do Brasil. Com certeza será uma honra impar poder participar como convidado em um dos maiores Congressos de Cardiologia, ainda mais representando o DERC - SBC com um trabalho que realizamos com o Dr Álvaro Avezum e com participação dos colegas do nosso DERC do PR, RS, MG e SP.

Em linha com o "compliance" que seguimos no DERC (e na SBC) informo que as despesas para comparecer ao ESC 2015 serão por mim assumidas.

Outra participação recente, foi um workshop na rede Globo, internamente para quase 300 editores e jornalistas, onde por duas horas e meia conversamos sobre termos médicos usados no jornalismo, como por exemplo Parada Cardíaca , Infarto, Doping, Distensão Muscular, Luxação, etc. Foi muito agradável e serviu também para facilitar o acesso do DERC-SBC com a mídia mais poderosa do Brasil.

No momento estamos revisando a participação do DERC no Congresso da SBC em Curitiba e lembrando, mais uma vez, a importância da divulgação da Prova de Habilitação em Ergometria.

Em relação às Diretrizes do DERC, faremos um upgrade naquelas que no momento necessitem.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.brr
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor

Caros colegas,

Nesta edição do nosso DERC News destacamos as participações cada vez mais frequentes de derquianos no cenário da cardiologia mundial. Na "Palavra do Presidente" aspectos referentes aos congressos de Curitiba e ao ESC 2015. Trazemos também um artigo sobre as dificuldades na interpretação do ECG em atletas jovens, resumido e comentado pelos Drs. Anderson Donelli da Silveira e Ricardo Stein. Por fim, uma resenha da participação do DERC no ACC 2015, a cargo do Dr. Cláudio Gil, com constatações e reflexões sobre as áreas de atuação do DERC no contexto científico atual.

Boa leitura a todos!

O Editor

  Notícias

O DERC/SBC no ACC 2015

Em meados de março, na bela cidade californiana de San Diego, estive no Congresso Americano de Cardiologia – 2015. Nesse grande evento científico, tive a oportunidade de participar da minha primeira reunião como o único representante internacional do Sport & Exercise Cardiology Council do ACC, para o qual fui nomeado e selecionado no final de 2014, a partir de uma indicação do DERC e da direção da SBC.

Claudio Gil S. Araújo - Clique aqui e leia na íntegra

  Artigo Comentado
Correlação apenas modesta na interpretação do Eletrocardiograma na avaliação de atletas jovens - Leia aqui
  Congresso
XXII Congresso Nacional do DERC
De 29 a 31 de outubro 2015
Mar Hotel - Recife/PE

Acesse o site oficial do evento
 
Clique aqui para enviar seu Tema Livre.