Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 6, Junho/2015
 

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Os nossos sócios e diretores estão se movimentando positivamente, além de participar de eventos científicos no Brasil e no exterior tanto como participantes, como palestrantes, e divulgando muitas pesquisas de campo e algumas em laboratório. Por isso conclamamos que arregacem as mangas e façam trabalhos, seja com cardiopatas, esportistas/atletas, animais de laboratório, e casos com exames interessantes e polêmicos.

Lembro que estão disponíveis várias mídias que devem ser utilizadas pelos nossos sócios:

1- DERCNEWS (mensal) editor Daniel Daher, FaceBook fanpage diária: DERC - Ergometria, Exercício ....administrador Mauricio Milani

2- Revista do DERC (trimestral) editor S. Serra,Em caso de dificuldade ou dúvidas nos contate, que iremos ajudar.

3-Congressos anuais de Cardiologia e do DERC.

Como se percebe, alguns dos objetivos da nossa diretoria, tem sido o de aumentar o numero de sócios e a quantidade de habilitados em ergometria. Conseguimos avançar bastante e aumentamos a massa crítica de derquianos. Neste ano, como já divulgado, teremos uma Prova de Habilitação em Ergometria (HabDERC) no Congresso da SBC em Curitiba, que facilitará os interessados da área Sul do país e outra prova no Congresso do DERC em Recife, para os interessados da região Norte / Nordeste. Importante ressaltar a quem for fazer a Prova do TEC em Curitiba, terá tempo suficiente para fazer a HabDERC em Recife.

Ótima noticia é a de que membros do DERC organizaram para o SUS de Sta Catarina, com apoio do Governador, um projeto piloto de reabilitação para cardiopatas chamado de "Equipes de Prevenção Cardiovascular" composto de cardiologista, enfermeira e profissional de educação física ou fisioterapeuta, e que darão apoio aos pacientes desde a fase hospitalar e em seguida acompanhados até depois da alta em suas residencias. As condutas sempre seguirão diretrizes da SBC tanto nas terapêuticas medicamentosas, nutricionais e de exercícios físicos. Segundo o Arthur Herdy esse projeto piloto poderá ser expandido para todo o país.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

Facebook: CardioEsporte - Cardiologia e Medicina do Esporte

  Mensagem do Editor

Caros colegas,

Muitas novidades em andamento no âmbito do DERC! Participações cada vez mais frequentes e importantes em eventos de peso, inclusive fora do Brasil, publicações em grande número, participações em diretrizes e "stand positions", aumento dos interessados na titulação em Ergometria, parcerias governamentais visando a prevenção cardiovascular, enfim, um dinamismo incrível do nosso departamento. Nesta edição vale destacar ainda um artigo comentando a efetividade da associação do ECG na avaliação pré-participação em atletas até 26 anos, inclusive com a sugestão de que essa atitude pode ser responsável por uma diminuição dos custos na prática clínica.

Boa leitura a todos!

O Editor

  Notícias

Encerrado no dia 06/06/15, o XXXVI Congresso da SOCESP no Centro de Eventos Transamérica (SP) foi abrilhantado com inúmeras participações de colegas derquianos, capitaneados pelo nosso presidente, com participações em mesas redondas, colóquios, conferências, apresentações de casos clínicos e em mesas de temas livres. O sucesso pode ser medido através dos inúmeros contatos por todos recebidos após as apresentações, pessoalmente ou via e-mails, inclusive sendo uma excelente oportunidade de divulgação do nosso evento maior em Recife. Nesse sentido, a presença no local do presidente do congresso, Dr. Ricardo Coutinho, foi de grande importância. Vale ressaltar ainda a procura de informações sobre as provas de habilitação em Ergometria por parte de muitos colegas, fato incomum até alguns anos. É o DERC avançando sempre! Parabéns a todos os participantes.


Encontra-se em fase de finalização para publicação a versão "pocket" da Diretriz em Cardiologia do Esporte e Exercício. Além do texto original, serão acrescentadas algumas atualizações, como em relação aos critérios de ECG em atletas e recomendações de elegibilidade em indivíduos com valvulopatias. A previsão de lançamento é até o congresso brasileiro desse ano em Curitiba.

  Artigo Comentado
Limitações da diretriz atual da AHA e proposta de novas orientações para o exame pré-participação de atletas - Leia aqui
  Congresso
XXII Congresso Nacional do DERC
De 29 a 31 de outubro 2015
Mar Hotel - Recife/PE

Acesse o site oficial do evento
 
Clique aqui para enviar seu Tema Livre.