Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

PREZADOS COLEGAS!

Tal como a edição de maio, iniciamos este DERC News também com um link de acesso: http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2016/, sendo este direcionado para o site do 23° Congresso Nacional do DERC, 1 a 3 de dezembro de 2016, no Rio de Janeiro. A possibilidade da inscrição e a grade científica já estão disponíveis, sendo esta última capaz de possibilitar a seleção de mesas redondas, colóquios e outras atividades do Congresso com bastante antecipação. O dia anterior ao Congresso, 30 de novembro, será integralmente do Simpósio Interdisciplinar do DERC, prioritariamente dedicado a educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas. A grade científica do Simpósio está, igualmente, sendo inserida no site.

A nova edição da Revista do DERC foi impressa e está sendo distribuída aos sócios. Antecipadamente, todos poderão lê-la, no mesmo formato da revista impressa, na página do DERC no site da SBC. Basta acessar através do link http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2016/22-2/edicao/

Nossos meios de contato com os cerca de 2.000 sócios do DERC visam fornecer informações sobre as atividades do nosso grande Departamento e, predominantemente, a atualização e discussão científicas.

Neste aspecto, a identificação da perspectiva do prognóstico de pacientes submetidos ao teste ergométrico (TE) contribui na valorização, para mais ou para menos, de possíveis alterações eletrocardiográficas ou outras identificadas no TE. Deste modo, tais informações podem contribuir na adoção do procedimento mais adequado para o tratamento do paciente. A aplicação do FIT Escore, estudo que envolveu 58.020 adultos com idade variando entre 18 anos a 96 anos, na perspectiva de avaliar a mortalidade em dez anos, talvez possa contribuir nesta expectativa.



O DERC somos todos nós, cardiologistas qualificados com interesses científicos comuns!

AVANTE DERC!

ASSOCIE-SE AO DERC!

REGULARIZE-SE COM O DERC!

APROXIME-SE DO DERC!

Salvador Serra - Presidente

 

Prezados colegas,

Chegamos ao meio do ano e ainda continuamos com a mesma preocupação do início, tendo em vista a presença de mortes súbitas em praticantes de atividade física maciçamente noticiada pela mídia. Aqueles que participam de redes sociais ou frequentam academias sabem como nós, cardiologistas diretamente ligados ao exercício, somos questionados sobre o assunto. Particularmente na cidade onde moro houve 4 óbitos noticiados em 40 dias, todos homens, apenas 1 com idade superior a 50 anos, sendo 3 durante a prática de corrida em locais públicos e 1 em academia. A repercussão local foi grande e, de positivo, podemos dizer que conseguimos a disponibilização de um DEA e treinamento de BLS para os funcionários do principal local público de prática esportiva da cidade. É importante que estejamos prontos para esclarecer as dívidas e orientar a respeito do que deve ser feito para evitá-las, tanto na prevenção quanto no pronto atendimento. O DERC, em conjunto com a SBC, conta com a perseverança de colegas dedicados e tem feito seu papel na tentativa de levar a informação adequada à população.

A atualização sobre elegibilidade para a prática esportiva deste mês trata de um tema às vezes polêmico, que são as Doenças da Aorta. A abordagem feita pelo ACC/AHA é bem minuciosa, detalhando definições e critérios antes das recomendações. Para tanto, tive a preciosa colaboração do Dr. Ruy Moraes Silveira Filho.

O artigo do mês traz um trabalho muito recente e interessante com informações a respeito da segurança da realização da Cintilografia Miocárdica com Fármacos em pacientes com Estenose Aórtica Grave e sua precisão diagnóstica na identificação de Isquemia Miocárdica associada. Excelente texto com comentários dos competentes Dr. Gabriel Grossman e Dra. Lara Carreira, que mantém firme a presença feminina no DERCNEWS.

Aproveitem a leitura!

Junte-se ao DERC!

A Editora

Uma avaliação da segurança, resposta hemodinâmica e precisão diagnóstica de estressores vasodilatadores comumente utilizados em pacientes com estenose aórtica severa.

Lara Carreira (PR) e Gabriel Blacher Grossman (RS)

An assessment of the safety, hemodynamic response, and diagnostic accuracy of commonly used vasodilator stressors in patients with severe aortic stenosis.

Hussain et al, J Nucl Cardiol 2016; epub ahead of print

   

AHA/ACC SCIENTIFIC STATEMENT - Eligibility and Disqualification Recommendations for Competitive Athletes With Cardiovascular Abnormalities - Circulation 2015

Capítulo 7- Doenças da Aorta, incluindo Síndrome de Marfan

   

Simpósio do DERC - Congresso SOCERGS 2016

Texto enviado pelo Dr. Salvador Ramos e Gabriel Grossman, SOCERGS.

   

ACESSE, INTEGRALMENTE, O LIVRO DE REABILITAÇÃO E PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR, BRASIL - PORTUGAL, QUE ACABA DE SER LANÇADO.

ORIGINADO DA INTEGRAÇÃO ENTRE O GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOPATOLOGIA DO ESFORÇO E REABILITAÇÃO CARDÍACA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA E O NOSSO SBC/DERC.

   



http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2016/

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

dercnews@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br