Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

PREZADOS COLEGAS,

O DERC somos todos nós! É deste modo que entendemos o nosso grande Departamento da SBC, com participação intensa de todos os seus qualificados membros nos diversos meios de contato, como o DERC News e a Revista do DERC, os quais podem sempre ser acessados nas páginas do DERC no portal da SBC. Respectivamente,


DERC NEWS


http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/2016/news.asp



REVISTA DO DERC

http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/default.asp



No próximo dia 23 de setembro, durante o 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Fortaleza, ocorrerá, no auditório número 8, o Simpósio Internacional do DERC. Além dos excelentes palestrantes do DERC, teremos como convidado internacional, o Dr. Miguel Mendes, atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e um dos autores do livro “PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR – UM OLHAR CONJUNTO DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO”, apto para ser lido integralmente em:


http://cardiol.br/fsclp/arquivos/biblioteca/files/assets/basichtml/index.html#1


Vejam programa do Simpósio Internacional do DERC:



No mês de dezembro de 2016, dias 1 a 3, ocorrerá o 23º Congresso Nacional do DERC, antecedido, no dia 30 de novembro, do Simpósio Interdisciplinar do DERC. Vejam abaixo os programas desses imperdíveis grandes eventos!





Envie o seu Tema Livre até o dia 30 de setembro, inscreva-se no congresso com brevidade e realize a prova de habilitação em ergometria.

Faça tudo isso hoje em:


http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2016/

ASSOCIE-SE AO DERC!

REGULARIZE-SE COM O DERC!

APROXIME-SE DO DERC!

O DERC SOMOS TODOS NÓS!

Salvador Serra - Presidente

 

Caros colegas,

Este mês nosso NEWS vem num formato um pouco diferente.

Há cerca de 15 dias estive no ESC Congress em Roma, juntamente com aproximadamente mais de 33.000 cardiologistas do mundo todo. Foi com muita satisfação que encontrei vários “derquianos”, mostrando que a atualização faz parte da rotina do departamento e que podemos contar com um grupo de excelência capaz de disseminar o conhecimento.

O evento, apesar de grandioso, é sempre muito objetivo em divulgar as novidades científicas e as diretrizes européias. Trabalhos e palestrantes de alto nível pontuaram nas diversas áreas da cardiologia.

Desta forma, resolvi trazer para a nossa leitura comentários rápidos sobre alguns destaques na área de exercício (que estiveram presentes na sessão final apresentada pelo Dr. S. Sharma) e o resumo de um artigo citado entre eles.

Obviamente que o espaço e apenas a minha visão não serão suficientes para divulgar o que foi interessante por lá. O Objetivo é estimular a curiosidade e oferecer um “aperitivo” para a leitura dos temas pertinentes.

Conto com a colaboração de todos que assistiram pessoalmente ao evento e daqueles que se interessarem pela atualização científica para a multiplicação de sua experiência entre os sócios, enviando resumos e comentários para divulgação neste canal!

E falando em ciência, não deixem de enviar o seu Tema Livre para o Congresso Brasileiro do DERC até o dia 30 de setembro!

Abraços e aproveitem a leitura.

A Editora

 

Effects of long term very high intensity exercise on vascular remodelling in an animal model.

Dr C Rubies et al. (Institute of Biomedical Research August Pi Sunyer (IDIBAPS), Barcelona, Spain and Hospital Clinic de Barcelona, Cardiology department, Barcelona, Spain)


Atherosclerotic plaque disruption and coronary thrombosis is not is not responsible for exercise related resuscitated out of hospital cardiac arrest due to ischaemia.

Dr N Kuroki et al. Tokyo Metropolitan Bokutoh Hospital and Tsukuba University Hospital


The OPTImal CArdiac REhabilitation (OPTICARE) trial: a randomized, controlled superiority trial of two extended educational and behavioral intervention programs.

Ron T van Domburg and Madoka Sunamura on behalf of the OPTICARE investigators. Erasmus Medical Center and Capri Cardiac Rehabilitation Rotterdam


Predicting TwoYear Mortality from Hospital Discharge after an Acute Coronary Event (STEMI and NSTE-ACS) A new risk score from the EPICOR and EPICOR Asia studies

Stuart Pocock London School of Hygiene and Tropical Medicine

   

A rutura de placa e trombose coronariana não é reponsável pela parada cardíaca relacionada ao exercício secundária a isquemia miocárdica.

Atherosclerotic plaque disruption and coronary thrombosis is not is not responsible for exercise related resuscitated out of hospital cardiac arrest due to ischaemia.
Dr. N Kuroki et al.
Tokyo Metropolitan Bokutoh Hospital and Tsukuba University Hospital

   

Simpósio Sports & Cardiology II
Costão do Santinho, Florianópolis, SC
12 OUT 16

http://www.medicinadoesporte2016.com.br/sbmee2016/programacao/simposio-sports-cardiology

III Simpósio de Teste Cardiopulmonar - (Ergoespirometria) na Prática Clínica Hospital Sírio-Libanês, SP
05 NOV 16

Informações e inscrições:
https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/iii-simposio-do-teste-cardiopulmonar-de-exercicio-ergoespirometria-na-pratica-clinica

 
 

ENVIE SEU TEMA LIVRE ATÉ 30 DE SETEMBRO ACESSANDO
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2016/temas.asp


 



 

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

dercnews@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Acesse integralmente a nova edição da Revista do DERC:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2016/22-3/edicao/#1

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br