Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

Prezados colegas:



1


O DERC e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e o seu Grupo de Estudo de Fisiopatologia do Esforço têm desenvolvido projetos de integração relacionados a programas de reabilitação cardíaca nos seus vários aspectos. Alguns documentos serão produzidos envolvendo ambas as instituições.



2


Encaminhado ao jurídico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Associação Médica Brasileira e ao Conselho Federal de Medicina para ampliação da sua utilização, o DERC elaborou termo de Consentimento Livre e Esclarecido visando torná-lo referência para utilização nos serviços de ergometria do Brasil.



3


Foi publicado neste mês de novembro artigo de revisão sobre Teste Cardiopulmonar de Exercício de autoria de membros do DERC, que merece ser lido por todos os que se interessam por este método de extremo valor na avaliação funcional cardiopulmonar, na contribuição de diagnósticos e na identificação de variáveis com valor prognóstico das doenças cardiovasculares, entre outras.


Leia o artigo em: http://www.arquivosonline.com.br/2016/10705/pdf/10705011.pdf



4




Absolutamente imperdível, com participação de muitos palestrantes do DERC altamente experientes, qualificados e didáticos, dia 1º de dezembro começa o 23º Congresso Nacional do DERC. Mesas redondas, Colóquios, Casos Clínicos, Temas Únicos, Temas Livres Orais e Pôsteres, todos se sucedendo durante os três dias do evento. Além dessas Sessões, duas magníficas Conferências serão realizadas envolvendo temas extremamente interessantes e inéditos nos Congresso do DERC, proferidas por colegas cujos nomes por si só são altamente atrativos para todos. Antecedendo ao Congresso teremos o Simpósio Interdisciplinar do DERC no dia 30 de novembro. Ambos ocorrerão no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Encerrando o Congresso haverá a prova de habilitação do DERC. Inscreva-se agora!


Clique em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2016/inscricao.asp



APROXIME-SE DO DERC!

REGULARIZE-SE COM O DERC!

ASSOCIE AO DERC!

O DERC SOMOS TODOS NÓS!

Salvador Serra - Presidente

 

Caros colegas,

Estamos às vésperas de nosso Congresso anual, época de muita expectativa para este encontro onde teremos a oportunidade de atualizações e discussões dos temas relativos à nossa área de atuação. Fim do ano também se aproximando, ciclos se fechando. Hora de focar para reciclar o aprendizado do período.

Infelizmente, com muitos dos colegas ativos do DERC envolvidos nos preparativos para o Congresso, não tivemos colaborações extra neste mês. Gostaria de reforçar que a participação de todos é sempre muito benvinda e importante para o sucesso desta publicação mensal, motivo pelo qual continuo no aguardo da sua contribuição..

Separei para uma leitura breve um artigo que traz informação simples e relevante sobre o impacto do condicionamento físico ao longo dos anos no risco de dislipidemia aterogênica. É o primeiro trabalho com dados extensos, em número de participantes e tempo de seguimento, considerando a situação inicial e as modificações do condicionamento físico com o tempo e a influência individual no risco de aterogênese. Sempre corroborando nossa convicção de que o exercício traz benefícios.

A atualização mensal de elegibilidade competitiva para cardiopatias em atletas encerra o assunto de Arritmias do capítulo 9 e contempla o de Canalopatias (capítulo 10).

Aproveitem a leitura!

Nos encontramos no Rio de Janeiro!

Aproxime-se do DERC!

A Editora

 

Impacto do Nível de Condicionamento Físico Cardiovascular no Risco de Desenvolvimento de Dislipidemia Aterogênica

Dra. Cléa Colombo


The Impact of Cardiorespiratory Fitness Levels on the Risk of Developing Atherogenic Dyslipidemia

Breneman et al. The American Journal of Medicine (2016) 129, 1060-1066.

   
 

AHA/ACC SCIENTIFIC STATEMENT – Eligibility and Disqualification Recommendations for Competitive Athletes With Cardiovascular Abnormalities – Circulation 2015

Capítulo 9 - Arritmias e Defeitos de Condução (parte 2) : Síncope e CDI

Capítulo 10 - Canalopatias


   
 

http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2016/

 

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

dercnews@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br