Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

Prezados colegas:


Terminou o difícil ano de 2016! Apesar disso, o DERC obteve avanços expressivos em vários pontos. Destacamos:


1. Apoio de entidades nacionais, como a Associação Médica Brasileira, quanto aos modelos de Consentimento Livre e Esclarecido para a realização de Teste Ergométrico e de Teste Cardiopulmonar de Exercício, ambos elaborados pelo DERC. Brevemente iremos divulgá-lo.


2. Continua em ascensão a integração do DERC com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e o seu Grupo de Estudos de Fisiopatologia do Esforço, com vários projetos, particularmente relacionados a reabilitação cardiovascular.


3. Alta qualidade do Simpósio Internacional do DERC ocorrido durante o 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Fortaleza, Ceará.


4. Excelência e amplo sucesso do 23º Congresso Nacional do DERC, recentemente realizado na cidade do Rio de Janeiro, sendo pela primeira vez antecedido do Simpósio Interdisciplinar do DERC. Em 2017 o 24º do DERC ocorrerá em Goiânia e será igualmente imperdível!


Drs. Mauro Augusto – Coodenador do Simpósio Interdisciplinar do DERC, José Caldas – Diretor Científico Local, Ricardo Vivacqua – Presidente do Congresso, Salvador Serra – Presidente do DERC, Ronaldo Leão – Diretor Científico do DERC e Luiz Ritt – Presidente da Comissão Julgadora de Temas Livres do Congresso.



5. Estabelecimento de normas contendo os requisitos essenciais para que eventos ou cursos qualificados das áreas do DERC possam merecer apoio do nosso Departamento.



SOLICITAÇÃO DE APOIO DO DERC A EVENTOS CIENTÍFICOS OU CURSOS


REQUISITOS


1. A instituição interessada deverá solicitar apoio formal ao DERC para evento científico ou curso.

2. Os temas do evento científico ou do curso deverão abranger exclusivamente as áreas do DERC, ou seja, ergometria, teste cardiopulmonar de exercício, exercício, cardiologia nuclear, reabilitação cardiopulmonar e metabólica e cardiologia do esporte e do exercício.

3. Deverão ser fornecidas informações sobre as características e objetivos do curso, ementa, instituição, médicos organizadores e patrocinadores.

4. O organizador principal do evento ou do curso e ao menos 51% do corpo docente deverão ser, obrigatoriamente, sócios do DERC.

5. Caso o foco central do curso seja Ergometria ou Teste Cardiopulmonar de Exercício, ao menos 51% dos organizadores e membros do corpo docente deverão ter certificação na área de atuação em Ergometria do DERC.

6. O apoio do DERC ao evento ou curso se dará, exclusivamente, através da inclusão nos locais de divulgação do evento ou do curso, assim como nos cartazes, banners, programas, sites, etc. da frase “APOIO DO DERC”, além da logomarca do DERC.

7. Não haverá ônus financeiro ao DERC no oferecimento do seu apoio para evento científico ou cursos.

8. Não será cobrada da instituição ou da comissão organizadora nenhuma taxa para ostentar o apoio do DERC na divulgação de evento científico ou curso.

9. Membros da Diretoria Executiva do DERC constituída de Presidente, Vice-Presidente, Diretor Científico, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro do DERC, não receberão apoio do DERC para a realização de eventos ou cursos durante o período de mandato.

10. A Diretoria Executiva do DERC avaliará e decidirá quando diante de eventuais dúvidas ou pendências.


Portanto, diante do evidente crescimento do nosso DERC, mesmo nesses momentos de grande complexidade, cabe-nos a todos enfaticamente sugerir:



Acesse também a nova edição da Revista do DERC [RevDERC 2016;22(4):97-128]!
Clique na imagem para acessar a revista digital.



APROXIME-SE DO DERC!

REGULARIZE-SE COM O DERC!

ASSOCIE AO DERC!

O DERC É DE TODOS NÓS!

BOAS FESTAS E MAGNÍFICO ANO DE 2017 PARA TODOS.

Salvador Serra - Presidente

 

Meus amigos,

Ainda sob o eco do conhecimento disseminado em nosso recente congresso, acrescentamos as últimas informações do ano. Tarefa difícil depois de evento tão rico, celebrado em alta qualidade científica e pessoal.

Continuando a interessante discussão que tivemos sobre “dose” e tipo de exercício e seu impacto nos atletas, apresento para os colegas um artigo recém publicado com novos achados, documentando pela primeira vez que talvez exista um tipo ruim de remodelamento cardíaco relacionado à prática de esportes. Trata-se de estudo feito pela Universidade de Harvard, grupo do Dr. Baggish, demonstrando aumento de incidência de hipertensão arterial e remodelamento ventricular esquerdo inadequado em um subgrupo de atletas de futebol americano.

O capítulo de atualização mensal sobre elegibilidade de atletas traz informação um pouco diferente este mês, o doping.

Chegamos ao fim de 2016, ano de muitas dificuldades e decepções, mas que em alguns momentos nos deixou ainda uma breve esperança de um futuro melhor. Que as expectativas frustradas dêem lugar à realização de novos e doces sonhos no próximo ano!

Boas Festas a todos!

Um abraço,

A Editora

 

Hipertensão e Remodelamento Cardíaco em Atletas de Futebol Americano

Dra. Cléa Simone S. S. Colombo


Blood Pressure and LV Remodeling Among American-Style Football Players

Lin et al. JACC: Cardiovascular Imaging, vol 9 issue 12; Dec 2016: 1367-76

   
 

AHA/ACC SCIENTIFIC STATEMENT – Eligibility and Disqualification Recommendations for Competitive Athletes With Cardiovascular Abnormalities – Circulation 2015

Capítulo 11- ATLETAS PROFISSIONAIS: DROGAS E SUBSTÂNCIAS QUE MELHORAM O RENDIMENTO


   
 

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

dercnews@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br