Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

Prezados colegas:


O 24º Congresso Nacional do DERC se aproxima. Ele ocorrerá de 21 a 23 de setembro de 2017 na cidade de Goiânia - GO. Seu presidente, Dr. Gilson Ramos, nesta edição do DERC News, convida a todos para o nosso grande e imperdível evento!



HABILITAÇÃO EM ERGOMETRIA 2017


Enfatizamos o valor da obtenção da Habilitação em Ergometria cuja prova neste ano ocorrerá em Maceió – AL, durante o 24º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, no sábado, 10 de junho, às 9 horas, e também no XXIV Congresso Nacional do DERC, em Goiânia – GO, no sábado, 23 de setembro, às 9 horas. Poderão realizar a prova os detentores do título de especialista em cardiologia pela SBC/AMB, assim como aqueles que concluíram residência médica em cardiologia em instituição reconhecida pelo MEC.



TEMAS LIVRES DO CONGRESSO DO DERC NO RIO DE JANEIRO


Todos os temas livres apresentados no 23º Congresso do DERC em 2016, no Rio de Janeiro, podem ser acessados na edição suplementar da publicação Arquivos Brasileiros de Cardiologia clicando em:
http://www.arquivosonline.com.br/2017/10801/pdf/resumo_das_comunicacoes_DERC.pdf



REVISTA DO DERC


Leia integralmente a última edição da Revista do DERC clicando no link:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2016/22-4/edicao/



LIVRO DA HISTÓRIA DA ERGOMETRIA NO BRASIL


O Dr. Valdir Aires foi o autor de magnífico livro que conta a história do DERC e da Ergometria no Brasil. Leia a edição completa clicando no link:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/Livro-Ergometria/FLIP/



LIVRO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR


Excelente livro de autores portugueses e brasileiros apresentam com profundidade e atualização os procedimentos de prevenção primária e reabilitação cardiovascular. Leia integralmente o livro clicando em:
http://cardiol.br/fsclp/arquivos/biblioteca/



APROXIME-SE DO DERC!

REGULARIZE-SE COM O DERC!

ASSOCIE-SE AO DERC!

O DERC É DE TODOS NÓS!


Salvador Serra - Presidente

 

Caros colegas,

Reiniciando as informações sobre a atualização do AHA sobre Recomendações para Atletas competitivos, este mês trago o resumo do capítulo sobre o atendimento de emergências em atletas.

O artigo que escolhi para comentar é um recém publicado sobre padrão de onda T no ECG de atletas jovens caucasianos e sua importância na identificação de patologias, de grande relevância devido ao número expressivo de indivíduos estudados. Especialmente de interesse àqueles que avaliam atletas no seu dia-a-dia, pois soma mais informações na caracterização desta ferramenta considerada cada vez mais essencial nos screenings, que é o eletrocardiograma.

Segue-se também o convite e a acolhida para o Nosso Congresso anual.

Aproveitem a leitura!

Participem do DERC!

A Editora

 

Inversão de Onda T em Jovens Brancos Atletas e Não Atletas Prevalência e Significado

Dra. Cléa Simone S. S. Colombo


Anterior T-Wave Inversion in Young White Athletes and Nonathletes Prevalence and Significance

Malhotra et al. JACC VOL. 69, NO. 1, 2017

   

AHA/ACC SCIENTIFIC STATEMENT - Eligibility and Disqualification Recommendations for Competitive Athletes With Cardiovascular Abnormalities – Circulation 2015

Capítulo 12 - Planos de Ativação de Emergência, Ressuscitação Cardiopulmonar e Desfibriladores Automáticos Externos


   

Carta-convite do presidente do 24o Congresso Nacional do DERC, Dr. Gilson Ramos, que ocorrerá de 21 a 23 de setembro de 2017, em Goiânia-GO.



DERC Receberá Cardiologistas em Goiânia-Go


Caros Colegas Cardiologistas:

Por motivo de seu XXIV Congresso Nacional, o DERC receberá cardiologistas de todo Brasil, em Goiânia, de 21 a 23 de setembro/17. Trata-se da mais importante agenda anual do Departamento e a comissão organizadora já prepara temas de alta relevância para os cardiologistas de todo Brasil e outros profissionais de áreas afins. Serão tratados os temas clássicos e atualizações nas áreas de Ergometria, Reabilitação Cardiovascular e a Cardiologia do Esporte e Nuclear, todos discutidos com os principais especialistas do nosso país. Goiânia os espera a todos! O local escolhido é o Centro de Convenções da cidade. Trata-se de um espaço amplo, bem localizado e estou certo que atenderá todas as expectativas dos congressistas, dos colaboradores e visitantes de uma maneira geral. Além da atualização científica de alto nível, teremos nossos momentos sociais relacionados a história na capital do Estado, passeios locais e nossa gastronomia. Serão três dias intensos e uma oportunidade imperdível! Em breve todas as informações do Congresso serão completamente apresentadas no site do DERC. Dessa forma, em nome da cardiologia Goiana, agradeço ao Departamento pela deferência e adianto que a SBC-Go e todos os cardiologistas goianos sentem-se honrados e ao mesmo tempo com uma imensa responsabilidade de realizar um encontro científico inesquecível para os demais colegas de diferentes locais do Brasil, que receberemos com muito prazer. Aguardamos ansiosamente a todos!

Um cordial abraço.

Dr. Gilson Cassem Ramos - Presidente do Congresso



À esquerda, em destaque, Centro de Convenções de Goiânia. À direita, logomarca do evento.



 

dercnews@cardiol.br

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br