Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

Prezados colegas, atualizem-se com o nosso DERC:


PROVA DE CERTIFICAÇÃO EM ERGOMETRIA

Prova de Habilitação em Ergometria em 2017, dias 10 de junho, no Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, em Maceió – AL, e 23 de setembro, no 24º Congresso Nacional do DERC, no Centro de Convenções de Goiânia, GO. São duas oportunidades para obtenção da efetiva qualificação em Ergometria pelo DERC, SBC e pela Associação Médica Brasileira. Informações adicionais poderão ser integralmente disponíveis no Edital que, logo após aprovação pela Associação Médica Brasileira, estarão na página do DERC no portal cardiol.br. Poderão realizar a prova os portadores do Título de Especialista em Cardiologia (SBC/AMB) e também aqueles que concluíram residência médica em cardiologia em instituição reconhecida.



REGULARIZE-SE COM O DERC


Vários membros do DERC estão com o pagamento da anuidade em atraso. Nosso grande Departamento da SBC necessita da regularidade no cumprimento da obrigação de todos. Este ano o valor da anuidade é R$ 165,00, mas atrasos, por vezes, chegam mais de dois anos. Várias são as iniciativas do DERC e os custos inerentes às mesmas precisam da ativa participação de todos que, entre outros, têm o benefício de expressivos descontos nos nossos eventos.



24o CONGRESSO NACIONAL DO DERC


Nosso DERC está ativamente mobilizado para o seu próximo excelente congresso que será realizado de 21 a 23 de setembro de 2017 no Centro de Convenções de Goiânia. A grade científica, a distribuição dos auditórios para o grande evento e toda a estrutura necessária está sendo elaborada para que tenhamos mais um excelente congresso nacional do DERC. Evento absolutamente imperdível! Acesse a página do congresso através do link:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2017/



CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE ERGOMÉTRICO OU DE TESTE CARDIOPULMONAR DE EXERCÍCIO ELABORADO PELO DERC COM APROVAÇÃO DA AMB


Nosso grande DERC elaborou documentos de Consentimento Livre e Esclarecido para Teste Ergométrico e para Teste Cardiopulmonar de Exercício que, obrigatoriamente, deverão ser assinados pelo paciente e pelo médico que realizar o exame. São dois documentos, cada um para cada procedimento. Ambos foram integralmente aprovados pela Associação Médica Brasileira e, por orientação do Conselho Federal de Medicina, o tamanho da fonte ou letra do texto do documento não deve ser inferior a doze. Ambos os Consentimentos, seja para Teste Ergométrico como para Teste Cardiopulmonar de Exercício ou Ergoespirometria, são recomendados pelo DERC para serem utilizados como padrão nacional. O documento referente a Teste Ergométrico pode ser acessado através do link:
http://socios.cardiol.br/2014/20170105-consentimento-teste-ergometrico.asp



REVISTA DO DERC


Prezado colega, envie artigos e expresse a sua experiência nos temas relacionados ao DERC enviando-os para a sua Revista do DERC. Obtenha acesso integral através do link:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2016/22-4/edicao/



DERC NEWS


Esta é a edição de março de 2017 do DERC News. Ele é um meio adicional de comunicação regular do DERC com todos os seus sócios, assim como todos os demais membros da SBC. As edições anteriores do DERC News podem ser integralmente acessadas através do link:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/2016/news.asp



LUTA DO DERC PELA VALORIZAÇÃO DO TESTE ERGOMÉTRICO


O DERC está elaborando documento que expressa as múltiplas consequências negativas originadas da má remuneração do Teste Ergométrico, como a redução de cardiologistas interessados em realizá-lo, um espaço temporal curto entre o agendamento de um paciente e outro e, inclusive, a absolutamente irregular realização do método por não médicos, condição que agride a Resolução No do 2.021/2013 do Conselho Federal de Medicina, devidamente publicada no Diário Oficial da União em 27 de setembro de 2013, Seção I, p. 163. O documento do DERC, uma vez concluído, deverá ser levado às instituições competentes.



APROXIME-SE DO DERC!

REGULARIZE-SE COM O DERC!

ASSOCIE-SE AO DERC!

O DERC É DE TODOS NÓS!



Salvador Serra - Presidente

 

Prezados colegas,

Passado o Carnaval, oficialmente agora começamos o ano no Brasil! Espero que todos estejam dispostos para o trabalho e de mente aberta para o aprendizado.

Nosso DERCNEWS continua mensalmente trazendo informação e atualização aos associados, na expectativa de contribuir para o conhecimento de vanguarda.

Estamos quase no final das atualizações do AHA sobre Recomendações para Atletas Competitivos, este mês o capítulo é sobre Commotio Cordis. Gostaria de informar que quando finalizar o documento publicarei os capítulos prévios agrupados para que todos possam ter o resumo completo.

O artigo do mês foi enviado pelo Exmo. Dr. Ricardo Vivacqua e Dra. Luciana Souza, um resumo sobre os efeitos cardiovasculares de drogas utilizadas com o objetivo de melhora de rendimento pelos atletas.

Mesmo não comentado, para conhecimento daqueles que ainda não tiveram acesso achei interessante pela relevância, anexar um documento que trata das “Recomendações Internacionais para Interpretação do ECG em Atletas” publicado em fevereiro no JACC, autoria do Dr. Sharma.

Finalmente, é com orgulho que divulgamos que o nosso DERC iniciou 2017 com mais uma expressiva representação no cenário mundial, tendo novamente convite a um de nossos membros, o Dr. Nabil Ghorayeb, para realizar Conferência em evento internacional, conforme descrito a seguir.

Boa leitura!

Aproximem-se do DERC!

A Editora

 

Efeitos Cardiovasculares de Drogas para a Melhora do Desempenho

Dra. Luciana Silva Souza

Dr. Ricardo Vivacqua


Cardiovascular Effects of Performance-Enhancing Drugs

André La Gerche and Maria J. Brosnan

Circulation. 2017;135:89-99

   

AHA/ACC SCIENTIFIC STATEMENT - Eligibility and Disqualification Recommendations for Competitive Athletes With Cardiovascular Abnormalities – Circulation 2015

Capítulo 13 – COMMOTIO CORDIS


   

International Recommendations for Electrocardiographic Interpretation in Athletes
Sharma et al.
JACC VOL. 69, NO. 8, 2017 February 2 8, 2017: 1057-75

   

O Dr. Nabil Ghorayeb, membro ativo e ex-Presidente do DERC, foi convidado como conferencista para o “European Medical Fitness Congress”, que ocorrerá em Barcelona de 20 a 22 de outubro de 2017, participando em sessão com o tema “Exercise is the Best Medicine”.


 

dercnews@cardiol.br

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br