Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

SBC/DERC biênio 2016 e 2017, REALIZADO:



- Dois excelentes Congressos Nacionais do DERC, Rio de Janeiro e Goiânia.

- Dois excelentes Simpósios Internacionais do DERC, Fortaleza e São Paulo.

- Regularidade absoluta nas edições da Revista do DERC.

- Regularidade absoluta nas edições do DERC News.

- Aumento expressivo do número de novos sócios.

- Efetiva contenção de custos, essencial no atual momento nacional de dificuldades financeiras, preservando ao máximo os recursos do DERC.

- Sucessivas reuniões pessoais com a diretoria da ANS e da ABRAMGE na luta incessante pela valorização do Teste Ergométrico.

- Novos 67 cardiologistas obtiveram o Certificado de Habilitação em Ergometria.

- Elaborado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a realização de Teste Ergométrico e para Teste Cardiopulmonar de Exercício.

- Formalizado documento com os requisitos essenciais para o DERC autorizar apoio a cursos ou eventos.

- Página do Facebook exclusivamente voltada às atividades do DERC;

- Elaborado documento, com apoio da AMB, destinado às entidades nacionais, e a elas entregue, expressando o indiscutível valor do Teste Ergométrico e a necessidade da sua melhor remuneração.

- Em fase final de elaboração, duas atualizações de Diretrizes.

- Em fase final de elaboração, o “Livro do DERC”.

Portanto:

Aproxime-se do DERC!
Regularize-se com o DERC!
Associe-se ao DERC!
O DERC é de todos nós!
VIVA O NOSSO DERC!


 

Caros amigos,

Aproximando-se do final desta diretoria, nosso Presidente Salvador Serra apresenta um resumo do que ocorreu durante sua gestão. Destaque para importantes conquistas do departamento, principalmente em relação ao teste ergométrico, e a constante preocupação em expandir conhecimento cientifico, mantendo publicação regular da nossa Revista, DERCNEWS e realizando eventos de qualidade, com alto nível científico. Dentre eles, fechamos com chave de ouro, sucesso total do Simpósio Internacional do DERC durante o último Congresso da SBC, muito bem acompanhado e descrito pelo nosso Diretor Científico Dr. Ronaldo Leão.

Como artigo do mês, resolvi apresentar informações de publicação muito interessante referente a novas observações da adaptação cardíaca em mulheres atletas. O assunto ainda é pouco explorado, e este grande estudo traz informações novas abordando a geometria do ventrículo esquerdo em resposta aos diferentes tipos de exercício, em atletas homens e mulheres. Chama a atenção o número de atletas estudados (maior que 1000) e alguns resultados inéditos. O maior destaque é para a informação em relação às mulheres, mas os dados vão muito além disso, suscitando a discussão de alguns conceitos.

Aproveitem a leitura!

Unidos fazemos um DERC mais forte! Participem!

A Editora


 

3° Simpósio Internacional do DERC, durante o 72° Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, São Paulo – 3 a 5 de novembro de 2017
Por Dr. Ronaldo Leão
Diretor Científico DERC


No dia 03 de Novembro de 2017 na cidade de São Paulo, durante o 72° Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocorreu o 3° Simpósio Internacional do DERC.

O Dr. Fabio Sandoli de Brito de Brito coordenou a primeira parte onde um caso clínico interessantíssimo foi apresentado pelo Dr. Luis Eduardo Mastrocolla e discutido pelos debatedores (Nabil Ghorayeb, Andréa Maria Falcão, Odilon Alva renga de Freitas, Romeu Sergio Meneghelo, Josmar de Castro Alves) com intensa participação da audiência.

Depois houve uma Mesa Redonda liderada pelos Drs. Romeu Sergio Meneghelo e Miguel Mendes (Presidente passado da Sociedade Portuguesa de Cardiologia) denominada “aspectos essenciais e de atual relevância” que abordaram as diversas subáreas do DERC: Teste Ergométrico (Ricardo Quental Coutinho) , Teste Cardio pulmonar (Luiz Eduardo Ritt), Cardiologia Nuclear (Ronaldo Leão), Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (Thales de Carvalho) e Cardiologia do Esporte (Daniel Daher). Nunca é demais ressaltar a enorme pujança e riqueza do nosso DERC.

Finalmente, nosso convidado internacional José Ferreira Santos, Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, nos brindou como uma atualizada conferência sobre o papel dos testes de isquemia após revascularização coronária.

Intensa troca de conhecimento, sala cheia de um plateia participativa e confraternização dos derquianos foram os pontos fortes de mais um grande evento organizado pelo nosso Presidente Salvador Serra e sua diretoria que estão encerrando o período de gestão.


 

Effect of Sex and Sporting Discipline on LV Adaptation to Exercise
Finocchiaro G, Dhutia H, D'Silva A et al.
JACC Cardiovasc Imaging 2017 Sep;10(9):965-972. doi:10.1016/j.jcmg.2016.08.011

   

dercnews@cardiol.br

cleacolombo@gmail.com

sserra@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br