Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

CONGRESSO NACIONAL DO SBC/DERC

O Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DERC) realizará neste ano o seu Congresso Nacional no Costão do Santinho, no norte da Ilha de Florianópolis, de 25 a 27 de Outubro de 2018, tendo como principal público alvo os médicos clínicos (cardiologistas, endocrinologistas, pneumologistas, clínicos gerais, pediatras, médicos do esporte, geriatras etc.), mas com espaço destinado à participação de outros profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e etc.).

O tema central:“CARDIOLOGIA PREVENTIVA: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO” suscita uma abordagem clínica completa sobre as doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas, permitindo uma discussão integrada do diagnóstico ao tratamento, com ênfase na prevenção primária e secundária que se faz de forma estruturada e ideal nos programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM).

Na ocasião, será oferecida uma ampla discussão sobre métodos diagnósticos, como o eletrocardiograma (discussões sobre o diagnóstico diferencial do ECG de atleta e de cardiopatas), métodos de imagem (ecocardiograma e cardiologia nuclear de cardiopatas e atletas) e testes de exercício (teste ergométrico, ergoespirometria e testes associados aos métodos de imagem).

Um ponto de destaque na programação será a abordagem sobre o tratamento clínico pleno, exercido por meio de fármacos e mudança estruturada de estilo de vida (exercícios, dietas, modulação do estresse dentre outros). Neste contexto, estão sendo organizadas sessões científicas sobre hipertensão arterial, doença aterosclerótica coronária, insuficiência cardíaca, doenças vasculares periféricas, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas etc.

Será uma oportunidade única para uma atualização científica de alto nível, contando com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, sobre os aspectos mais relevantes da prevenção, diagnóstico e tratamento pleno das doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas.


Tales de Carvalho



 

Prezados amigos,

Esta edição do DERCNEWS coloca em destaque a chamada para o XXV Congresso Nacional do DERC! Um lugar de rara beleza será o cenário de importantes discussões na área da cardiologia preventiva, procurando integrar profissionais da saúde ligados ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco.

Uma forte vertente de discussão durante o congresso será a questão do tratamento clínico otimizado. O exercício físico estruturado, como ocorre em um programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), não faz parte do que se denomina “tratamento clínico otimizado” nos vários estudos que comparam intervenção versus tratamento clínico. Conduta injustificável haja vista a excelente custo-efetividade de um programa de RCPM e os robustos resultados na diminuição da morbimortalidade.

Falando em custo-efetividade esta edição traz a pertinente colaboração do Dr. Artur Herdy comentando artigo que demonstra a relação inversa entre os custos em saúde e a condição aeróbica. Para cada 1 MET de aumento na condição aeróbica o gasto anual em saúde é reduzido em US$ 1592! Outra preciosa contribuição vem dos doutores Ricardo Vivacqua e Luciana Santos que comentam sobre um tema clássico e sempre desafiador: a morte súbita em atletas. Boa leitura a todos!

Mauro Augusto dos Santos

 
 

Associação entre aptidão cardiorrespiratória e custos em saúde
Jonathan Myers, PhD; RachelleDoom, MD; Robert King, MS; Holly Fonda, MS; Khin Chan, MD; Peter Kokkinos, PhD; and David H. Rehkopf, MPH, ScD. MayoClin Proc. 2018 Jan;93(1):48-55.DOI: 10.1016/j.mayocp.2017.09.019. Epub 2017 Nov 28.

Dr. Artur Haddad Herdy

   

Morte súbita em atletas
Emery and Kovacs. J Am CollCardiol HF 2018;6:30-40. Sudden Cardiac Death in Athletes. DOI: 10.1016/j.jchf.2017.07.014

Dra. Luciana Santos Souza e Dr. Ricardo Vivacqua C.Costa

   
 

dercnews@cardiol.br

msaugusto@terra.com.br

tales@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br