Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.

 

Após o sucesso dos Simpósios do DERC realizados nos congressos paranaense e gaúcho de cardiologia, estamos na expectativa dos nossos próximos eventos, dentre eles o Simpósio Internacional do DERC (www.cardio2018.com.br), a se realizar na manhã no dia 14 de setembro em Brasília, durante o 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia, contando com a participação do Dr. João Morais, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Em seguida, no Costão do Santinho em Florianópolis, nos dias 25 a 27 de outubro acontecerá o nosso tradicional Congresso Nacional do DERC (www.congressoderc.com.br), que certamente refletirá a abrangência e a profundidade das ações do departamento, que contando com os grupos de estudo sobre Cardiologia do Esporte, Reabilitação Cardiovascular e Cardiologia Nuclear tornou-se um importante fórum para debates clínicos relevantes. Com o foco na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares e metabólicas, o evento proporcionará sessões sobre tratamento pleno otimizado, que obrigatoriamente tem que contar com sólida base fundamentada no estilo de vida saudável associado ao tratamento farmacológico de qualidade e somente em algumas situações ao tratamento intervencionista. As diversas atividades contarão com a participação de renomados convidados nacionais e três autoridades internacionais: Sanjay Sharma (cardiopatias de atletas), Josef Niebauer (reabilitação cardiovascular e cardiologia do esporte) e Salvador Borges-Neto (Cardiologia Nuclear).

Aguardamos a sua importante participação nos eventos do DERC (www.derc.org.br).
Torne-se um sócio!

Cordiais Saudações Derquianas.

Tales de Carvalho
Presidente do DERC


 

Aproxima-se a hora de dois grandes momentos do DERC, o tradicional e disputado Simpósio Internacional do DERC durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia e o XXV Congresso Nacional do DERC! Marquem em suas agendas, pois ambos os eventos terão a participação de nomes ilustres do DERC assim como convidados internacionais de reconhecida relevância na Cardiologia do Exercício e do Esporte, da Reabilitação Cardiovascular e da Cardiologia Nuclear!

Na educação médica continuada comentamos um artigo de opinião de março de 2018, extremamente relevante, publicado na Sports Medicine. Esse artigo nos coloca diante do baixo nível de evidência científica das diretrizes que ditam as orientações sobre a resposta de pressão arterial durante o teste de exercício. Como o próprio título elucida: Exercise Blood Pressure Guidelines: Time to Re-evaluate What is Normal and Exaggerated? É hora de refletir e reavaliar sobre o que consideramos ser uma resposta anormal da pressão arterial durante um teste de exercício e suas implicações. Boa leitura!

Mauro Augusto dos Santos
Editor do DERC NEWS

 
 

Exercise Blood Pressure Guidelines: Time to Re-evaluate What is Normal and Exaggerated?
Currie KD, Floras JS, La Gerche A, Goodman JM
Sports Med. 2018 Aug;48(8):1763-1771. doi: 10.1007/s40279-018-0900-x.

   
 

dercnews@cardiol.br

msaugusto@terra.com.br

tales@cardiol.br

revistadoderc@cardiol.br

   
 

Envie suas sugestões para o DERC News: dercnews@cardiol.br