Clique aqui se não estiver visualizando corretamente






Mensagem da Presidência da SBC

Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular

Selo de Aprovação SBC
 


Prezados colegas cardiologistas,
 
Ao assumir a postura de suspender a concessão de selos de certificação pelas sociedades de especialidades no país, o Conselho Federal de Medicina (CFM) exerceu, ao nosso ver, o seu papel visando dessa forma poder avaliar todo o processo que vinha em curso e a partir daí estabelecer critérios éticos rigorosos que normatizasse esta ação, contemplando as sociedades de especialidades que já utilizavam estes critérios e permitisse às outras um enquadramento dentro das novas diretrizes a serem estabelecidas pelo CFM.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, recentemente citada pela imprensa como uma das sociedades que historicamente certifica produtos - ação desenvolvida pela Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular - tendo por objetivo orientar a população quanto a utilização de alimentos com reduzido teor de sódio, isento de gordura e menor valor calórico por porção, como parte do seu programa de prevenção de Doença Cardiovascular, embora respeite a posição do CFM, não se sentiu em nenhum momento atingida pela decisão do seu órgão maior.

Isso se deve ao fato de que, ao se propor estabelecer esta certificação, a SBC o faz através dos mais rigorosos princípios da ética e responsabilidade profissional que tem sido os fatores que colocam a nossa sociedade no patamar de respeitabilidade nacional e internacional que ora desfruta.

Ao tomar conhecimento da decisão do Conselho Federal de Medicina sobre o assunto em epígrafe, mantivemos de imediato contato com o presidente do CFM, Dr. Roberto D’Avila, dando ciência do formato de concessão do selo e quais eram os objetivos dessa ação. Posto isso, o presidente nos assegurou que estaria revendo o processo e que certamente a Câmara Técnica do CFM estaria concedendo exceção na sua decisão para sociedades de especialidades como a SBC que exercem esta atividade sem objetivos comerciais, mas sim de promoção da saúde cardiovascular populacional, pautada nos princípios éticos e científicos mais relevantes.

A concessão da certificação do Selo na SBC é realizada após rigorosa avaliação técnica do produto a ser certificado e, para isso, a SBC conta com um comitê formado por médicos, nutricionistas e com o apoio de laboratórios referendados pela ANVISA, que procedem análise técnica dos produtos para os quais são solicitados certificação.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia enviou à Câmara Técnica do CFM um tratado completo descrevendo todas as etapas do processo de certificação, as características dos produtos certificados, o formato do comitê de certificação, a relação dos laboratórios de apoio, quais os objetivos finais da concessão do Selo e o seu benefício à população.

É nossa expectativa que o Conselho Federal de Medicina não só aprove a concessão da certificação pela SBC e também possa considerar a nossa estrutura como modelo para as demais sociedades de especialidade.

O Selo de Aprovação SBC integra o Programa de Prevenção e Promoção da Saúde Cardiovascular da População Brasileira e, sendo dessa forma, deverá ser mantido!



Atenciosamente,

 

Jadelson Andrade  
Presidente da SBC  
   
Carlos Alberto Machado  
Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular
Sociedade Brasileira de Cardiologia | © Copyright 2012