Caso não visualize esse email adequadamente, acesse este link

Este informativo foi produzido pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e tem o apoio institucional da Torrent do Brasil - Linha Cardiometabolismo.

Bem-vindos ao ATEROnews.

Chegamos à nossa 22ª edição e com ela ao final de 2013. Nesse ano que finda, o DA-SBC concretizou seus principais objetivos, de realizar o Congresso Brasileiro de Aterosclerose e de publicarmos a V Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose, estamos satisfeitos. Nosso ATEROnews cumpriu a sua missão, de levarmos a melhor e mais atual informação através da cobertura dos principais congressos e publicações.

Nessa edição abordaremos os principais trabalhos apresentados no congresso da American Heart Association, realizado no último mês, em Dallas, Texas. Das sessões de late-breaking trials, escolhemos 3 trabalhos de interesse clínico, são eles: o estudo STREAM, que avalia a mortalidade após 1 ano da reperfusão precoce no infarto agudo do miocárdio, comparando angioplastia primária e uso de fibrinolítico; o ERASE, que mostra os efeitos da revascularização e do exercício em pacientes com claudicação intermitente; e os resultados de uma iniciativa de saúde rural na China com uma intervenção de redução do sódio alimentar. E, ainda: as novas recomendações para as metas lipídicas da V Diretriz.

Fica o nosso especial agradecimento à Torrent, patrocinadora desse informativo, e aos colegas de todo país pelo reiterado apoio ao ATEROnews.

Ótimo final de ano e boa leitura,

O editor.

DA News
Clique aqui e leia no site

>V Diretriz de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose.
 
>Laudos de laboratório passarão a usar valores referenciais da V Diretriz.
 
>História do Departamento de Aterosclerose disponível no site.
 
>Congresso Europeu de Aterosclerose.
 
 

Revascularização e exercício em pacientes com claudicação intermitente: ERASE study.

Claudicação intermitente é a apresentação mais comum de doença arterial periférica e está associada com deficiência funcional significante.
Leia na íntegra

Redução do sódio: resultados de uma iniciativa de saúde rural na China.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na China rural. Hipertensão arterial causada por consumo excessivo de sódio foi identificada como um importante fator de risco modificável.

Leia na íntegra
STREAM - mortalidade após 1 ano de reperfusão precoce no infarto do miocárdio: ATC primária versus fibrinolítico.

O objetivo do estudo é analisar se a fibrinólise precoce associada com angiografia coronária tem resultados similares à angioplastia (ATC) primária no tratamento do infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI).

Leia na íntegra

Novas recomendações para as metas lipídicas da V Diretriz

Desde a última Diretriz, de 2007, diversos ensaios clínicos e metanálises demonstram, de maneira inequívoca, que o controle das dislipidemias, em especial as reduções mais intensivas do LDL-C, têm se associado a importantes benefícios na redução de eventos e mortalidade cardiovascular.

Leia na íntegra
Agenda de eventos
 
Confira as próximas atividades científicas do Departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Conheça o site do DA
 
Visite o site do DA e fique em dia com as novidades e conteúdos científicos oferecidos. Torne-se um de nossos sócios!

A informação contida neste mensagem é privada, confidencial e está dirigida unicamente ao seu destinatário. A distribuição ou a cópia desta mensagem sem a devida autorização é totalmente proibida.