Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 4, Abril/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Colegas do DERC,

Estamos no mês da Atividade Física. Em todo o mundo, e parceiros das ações do AGITA por toda a parte, lembramos da necessidade de recomendar aos nossos pacientes, sejam de prevenção primária ou secundária, a seguirem praticando atividades físicas sempre.

As conversações sobre o irrisório valor do teste ergométrico seguem bem adiantadas, com a especial "pressão" de Pedro Albuquerque na ANS. Uma das consequências desses fatos é o crescente interesse de muitos associados em fazer a Prova de Atuação em Ergometria para ter a chance de receber mais pelo TE, visto que os convênios assumindo um valor maior sinalizaram escolher ergometristas habilitados pelo DERC.

O Simpósio Internacional do DERC no Congresso da SBC em Brasília será interessante, teremos 400 lugares no período da tarde entre 13h e 16h30, com duas conferências de 30 minutos pelo Dr. Paul D Thompson, uma Controvérsia bem aquecida e uma mesa PINGA FOGO por 90 minutos, de perguntas curtas e respostas rápidas.
As diversas mesas que farão parte do Congresso da SBC já foram enviadas, e agora a escolha dos 20% a que o DERC tem como direito ficará por conta da CECon, órgão regimental da SBC das indicações científicas dos eventos da SBC.

Abraços a todos,

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

Nosso quarto número chega com novidades no formato e também no conteúdo. Visando facilitar a leitura, estamos trabalhando em um formato de compartimentos: ciência e informação em tópicos separados. Aspectos relevantes da atividade física em crianças, o ECG e suas diferenças relacionadas a etnias e as alterações da aorta em atletas são os temas dos artigos resumidos dessa edição. A polêmica relacionada a criação de novos Grupos de Estudo (GE) na SBC também está aqui abordada, sendo tema que ainda levará a discussões no âmbito do departamento. Enfim, temas de interesse de todos nós, amantes do exercício, da ergometria e suas nuances.

Um abraço,

O Editor
  Ponto de Vista
Necessitamos realmente de mais Grupos de Estudos (GE) no âmbito da SBC? A criação desses pode, ao invés de criar mais uma área científica para alavancar o conhecimento, enfraquecer os departamentos com suas funções sobrepostas? Essas (e outras) questões tem sido levantadas recentemente, com a criação de novos GE. No que tange o nosso DERC, a formação do GE de Cardiologia Preventiva tem sido motivo de diversas críticas entre os membros do departamento, em especial pelo fato de que o combate ao sedentarismo sempre foi uma das mais valorizadas bandeiras do nosso DERC. Caberiam então algumas indagações: deveria o GE em questão estar (como já ocorre com o GECESP) formalmente ligado ao DERC? Evoluirá esse GE para um futuro departamento? E nesse caso, será às custas de um "esvaziamento" do DERC? Quais as vantagens e desvantagens desse processo? Certamente existem defensores de ambos os lados, com argumentos e motivações próprias. Mas uma clareza se faz necessária: a força do DERC sempre se deveu à união dos seus membros (frequentemente chamada de "família DERC") e ao trabalho incansável de todos que estiveram no comando desde a sua fundação. Uma reflexão profunda nos parece necessária nesse momento, visando uma tomada de decisão madura e construtiva sobre o tema.

Daniel J. Daher
  Artigos
Efeito da atividade física no perfil vascular de crianças - Leia aqui

Dilatação da raiz da aorta na população de atletas - Leia aqui

Comparison of ECG Criteria for the Detection of Cardiac Abnormalities in Elite Black and White Athletes - Leia aqui
  Divulgação de Eventos
Conheça as normas do DERC para divulgação de eventos científicos - Clique aqui
Sports e Cardiology 2014 - Veja informações
II Curso teórico-prático de Introdução ao Teste Cardiovascular de Exercício na Cardiologia - Veja informações