Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 6, Junho/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados Colegas do DERC,

Mais uma vez aproveito para lembrar os colegas derquianos que ainda não possuem o título de Habilitação em Ergometria, que aproveitem e façam a Prova de Habilitação em Ergometria. Oferecemos duas oportunidades no Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e no Congresso DERC em Vitória (ES). Quem estiver inscrito para a prova terá desconto para participar do Congresso respectivo. Lembramos que estamos em plena discussão para elevar os valores pagos pelo teste ergométrico e o fato de ter habilitação será de grande peso na argumentação.

Aproveito para comunicar que a atual diretoria da SBC decidiu não cobrar dos Departamentos, pela participação no Congresso da SBC e no Brasil Prevent. Sem dúvida essa atitude, reivindicada por todos, aliviará muito o caixa do DERC.

Outra ação de economia que conseguimos foi a da entrega da Revista do DERC em conjunto com o Jornal SBC.

Contamos com todos em Brasília e em Vitória.

Abraços,


NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

É com muita satisfação que apresentamos mais uma edição do nosso DERC News, mantendo a tradição de informar cientificamente e também com assuntos relevantes pertinentes ao nosso departamento.

Estão aqui abordados temas interessantes em artigos resumidos, relacionados à polêmica da realização do ECG como ferramenta de prevenção de morte súbita em jovens e com boas novas sobre o papel da atividade física como estratégia de prevenção de neoplasias.

Notícias sobre o movimento de valorização do Teste Ergométrico (e do T.C.P.) na Bahia voltam a ser destaque nessa edição.

Na “Palavra do Presidente” informações importantes sobre as últimas ações do departamento.

Cabe ainda nesse espaço uma saudação a ambos candidatos, Marcos e Jamil, na recente eleição para a presidente futuro da SBC, pela serenidade como conduziram suas campanhas e em especial ao Dr. Marcos V. B. Malachias pela vitória. Desejamos que sua gestão seja eficiente e, com muito afinco, dedicada aos anseios de todos os cardiologistas.

Um abraço a todos e boa leitura!

O Editor

  Notícias
Grupo de Estudos de Reabilitação

O DERC e a SBC estão atualmente representados em 3 grandes grupos internacionais de atuação em Prevenção e Reabilitação Cardiovascular: Os doutores Artur Herdy e Tales de Carvalho representaram o Brasil numa reunião do ICCPR(International Council of Cardiovascular Prevention and Rehabilitaion) no congresso Mundial de Cardiologia em Melbourne Austrália, no dia 7 de maio de 2014.

Também fazemos parte da Aliança Global de Prevenção Cardiovascular e do Grupo Sul Americano de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. As intenções dos três grandes grupos são as de difundir políticas de prevenção apropriadas a cada região e país e a implementação universal de centros de reabilitação e prevenção cardiovascular ao menos nos hospitais de alta complexidade e nos centros de promoção de saúde.


Paralisação do Teste Ergométrico e Ergoespirométrico para Bradesco na Bahia a partir de 25 de Junho - Leia aqui

  Artigos
Redução de risco de morte por câncer cerebral devido a caminhadas e corridas - Leia aqui

Prevalência de alterações eletrocardiográficas em jovens - Leia aqui

  XXI Congresso Nacional DERC 2014
De 20 a 22 de novembro - Veja informações