Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 8, Agosto/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados colegas do DERC

O DERC, como os departamentos DA e DHA, logo no início deste ano soubemos da existência do Grupo de Estudos de Prevenção Cardiovascular, ligado ao Departamento de Cardiologia Clinica. Criado em fins de 2013, por indicação de alguns colegas do DERC e com a finalidade de atuar em toda prevenção cardiovascular da SBC. Surpresos, entendemos que sem dúvida ocorria um choque de interesses, com evidente superposição de atuação, tirando um dos principais, senão o principal foco de interesse dos departamentos citados, tanto nos congressos regionais, nacionais e internacionais, a Prevenção Primária e Secundária representada no DERC pelo combate ao Sedentarismo. A evidente perda de sócios clínicos que migrariam para esse novo GE, seria uma das piores consequências, além de fazer com que o DERC voltasse a ser praticamente um departamento só de exames complementares.

Por tudo isso agradecemos a Diretoria da SBC que na reunião de 25 de julho de 2014 "utilizando as suas prerrogativas legais, analisando jurídica, administrativa e societariamente a solicitação destes Departamentos, cuja representatividade e legitimidade se impõem por seus históricos e trajetórias, optou, após decisão unânime de seus diretores, pela extinção dos Grupos de Estudo GEPREV e..."

Queremos deixar claro para todos que estamos abertos para os colegas que se interessam pela prevenção cardiovascular combatendo o sedentarismo, a trazerem sua contribuição no DERC. Na prevenção primária participem do GE em Cardiologia do Esporte e do Exercício e prevenção secundária, frequentem o GE de Reabilitação Cardiovascular.

Não podemos deixar de parabenizar o Dr. Pedro Albuquerque pela luta sem par, para melhor e decente remuneração do teste ergométrico já com perspectivas de conquista junto a ANS de uma das principais reivindicações do ergometrista brasileiro.

Nesse contexto lembramos que quanto maior for o numero de titulados na prova de habilitação em ergometria, maior será a pressão sobre a ANS.


NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

Os desafios importantes em relação ao exercício profissional da ergometria, bem como os esforços para alavancar a habilitação no método via prova em duas edições no ano, vem sendo debatidos em todos os encontros de cardiologistas no Brasil.

O Simpósio Internacional no congresso SBC em Brasília tem sua programação definida e contará com a ilustre participação do Dr. Paul Thompson.

A grade científica do nosso Congresso Nacional em Vitória está pronta, devendo ser divulgada com detalhes nos próximos dias.

Um artigo resumido sobre o papel do ECG no diagnóstico de anormalidades do VD em atletas e a palavra do nosso presidente completam essa edição.

Boa leitura a todos!

O Editor

  Notícias
Caros colegas Derquianos,

Convidamos a todos que forem ao XXXIV Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto próximo no Mar Hotel de Recife/PE, para participarem das discussões. Líderes da cardiologia nacional e o presidente da Anvisa, Dr. André Longo, estarão presentes como palestrantes.. É uma oportunidade para apresentar e discutir o grave problema que ocorre com o TE em relação ao valor pago pelas seguradoras em todo o Brasil. Aproveito para lembrar de reservar na sua agenda o período entre 20 e 22 de novembro, data do Congresso Nacional do DERC, em Vitória (ES).

Vamos unidos continuar na luta pela correção da grave distorção que afeta todos os ergometristas brasileiros.

Saudações e um cordial abraço.

Nabil Ghorayeb - Presidente do DERC
Pedro F de Albuquerque - Diretor de Qualidade Assistencial da SBC
Ângelo Amato V. de Paola - Presidente da SBC.


Prova do DERC 2014 - Leia aqui

Simpósio Internacional do DERC - 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia - Leia aqui

  Artigos
Significância clínica da hipertrofia ventricular direita em ECG de atletas: comparação com Cardiomiopatia arritmogênica do VD e Hipertensão pulmonar - Leia aqui
  XXI Congresso Nacional DERC 2014
De 20 a 22 de novembro - Veja informações