Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 9, Setembro/2014
   

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados colegas do DERC

Novamente lembrando a todos que venham prestigiar um dos eventos mais tradicionais o Simpósio Internacional do DERC em Brasília será realizado no dia 26 de setembro (sexta-feira), no auditório 01 com 600 lugares. Um dos mais festejados cardiologistas e médico do esporte, o norte americano Paul Thompson é o nosso convidado para essa edição do evento.

O DERC participou do Congresso do ESC ( Euro Soc of Cardiol) e se comportou como um representante digno da nossa Cardiologia. Convidados oficialmente, estivemos na constituição da Força Tarefa de Prevenção Cardiovascular do ESC como participantes efetivos desse grupo constituido pela Rússia, Índia e Japão e entregamos ao coordenador, Dr. Antonio Pelliccia, a nossa Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício, que aliás foi positivamente citada numa de suas apresentações. Vale informar que estamos preparando o Brasil Prevent para dezembro deste ano em Recife e prometemos participar do Europrevent em maio de 2015 em Lisboa.

Outro evento interessante foi a formação de um Grupo de interessados em Grupo de Pesquisas em Cardiologia do Esporte e do Exercício liderado pelo dr Sanjai Sharma (Londres), a quem também entregamos a Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício, que foi citada como exemplo para todos os presentes de vários países europeus.

Nestas reuniões contamos com as presenças do presidente da SBC, Angelo de Paola, além dos colegas Claudio Gil, Ricardo Francisco, Tales de Carvalho e Cléa Colombo, que formaram uma equipe de peso representando o Brasil e o DERC em especial.


NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.br
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor
Caros colegas,

Caros colegas, aproveitamos esse espaço para mais uma vez convidar a todos a participar no nosso Simpósio Internacional DERC durante o Congresso Brasileiro em Brasília, no dia 26/09.

Contaremos com as presenças dos expoentes do DERC, discutindo casos clínicos, participando de um colóquio, além da ilustre presença do Dr. Paul Thompson, que fará uma conferência abordando o tema de atletas com doença coronária.

Em destaque na Palavra do Presidente a participação do DERC no Congresso Europeu de Cardiologia em Barcelona. Mais um artigo comentado, dessa vez abordando as diferenças entre gêneros no campo das respostas fisiológicas ao exercício.

Gostaria de, como atual editor, lembrar a todos os companheiros "derquianos" que essa publicação tem caráter informativo e científico, sendo muito bem-vinda a participação efetiva de todos os interessados nas áreas de atuação do DERC.

Boa leitura!

O Editor

  Notícias

Foi expressivo o número de temas livres (74) submetidos à comissão avaliadora para o nosso congresso em Vitória. Serão selecionados os oito melhores para apresentação oral e que concorrem aos prêmios de melhores TL do evento. A valorização dos TL tem sido uma constante no DERC, reconhecendo ser esse um dos pilares da renovação e participação de novos colegas no departamento.

Encaminhada em reuniões realizadas em Barcelona, durante o Congresso Europeu de Cardiologia, a participação do DERC no EuroPrevent do próximo ano em Lisboa. Encabeçado pelo nosso presidente, um grupo de colegas do departamento manteve contatos e desencadeou o processo para viabilizar essa participação.

Criados novo Conselho Internacional e Força Tarefa com a participação da SBC - Leia aqui

  Artigos
Diferenças na função cardiovascular entre gêneros durante o exercício submáximo em humanos - Leia aqui
  XXI Congresso Nacional DERC 2014
De 20 a 22 de novembro - Veja informações