Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  NEWS MENSAL  .  NÚMERO 002  .  MAIO 2014

 MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros Decagianos,

Com imensa satisfação apresentamos o DECAGE NEWS 02/14. Ratificando a ideia de mensalmente trazer aos cardiologistas e geriatras informações sempre atuais ousamos fazê-lo mais uma vez.
Começamos bem o ano de 2014 com importante participação em evento internacional de grande magnitude, representando a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Brilhante a participação do DECAGE no American College of Cardiology, com as conferências proferidas pelos Drs. Roberto Franken (SP) e Claudia Gravina (SP), reafirmando a importância da Cardiogeriatria Brasileira no contexto além-fronteiras levando nossa experiência, ratificando nosso crescimento científico e em especial nossos guidelines.
Estaremos presentes também no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, no início de maio, em Belém (PA) reafirmando essa salutar parceria, trazendo a mesa do debate, dificuldades e experiências de cada grupo ou o “como fazer melhor” em prol de uma população muito especial que cresce a cada dia.
Sem dúvida alguma, 2014 já está sendo um ano muito promissor para o DECAGE.

Josmar de Castro Alves (RN)
Presidente DECAGE - Biênio 2014/2015



 MENSAGEM DA DIRETORA DE COMUNICAÇÕES

A cardiogeriatria se propõe a ser uma intersecção entre a cardiologia e a geriatria. Tem como objetivo maior aprimorar a assistência cardiológica aos idosos.
Sabe-se que em 2020 a expectativa de vida deverá ser de 73 anos e as projeções para 2025,permitem supor que chegará a 80 anos. Diante desse cenário, é cada vez mais importante que os profissionais de saúde estejam preparados para atender e tratar idosos.
Iniciativas como o XI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria representam um importante avanço para aperfeiçoamento técnico de nossos profissionais.Eventos anteriores foram realizados nas cidades de São Paulo-SP em 2004, Fortaleza (CE) em 2005, Belo Horizonte (MG) em 2006, Florianópolis (SC)em 2007, Goiânia (GO) em 2008, Teresina (PI) em 2009, Brasília (DF) em 2010,Rio de Janeiro (RJ) em 2011, Gramado (RS) em 2012 e Salvador (BA) em 2013.
Venha participar desse grupo e torne-se um sócio - clique aqui

Elizabeth da Rosa Duarte (RS)
Diretora de comunicação DECAGE



 Um pouco de história

A cardiogeriatria foi criada em nosso meio, em 1982, pelo Prof. Dr. Luís Gastão do Serro Azul. No início, buscou-se o aprendizado detalhado sobre o envelhecimento normal do sistema cardiovascular. Ainda na década de oitenta, foram desenvolvidos estudos sobre as peculiaridades em prevenção, diagnóstico, terapêutica, reabilitação em 1994 foi criado o Grupo de Estudos em Cardiogeriatria da SBC - GEBRAC.
A divulgação dessa cultura no meio cardiológico teve repercussões evidentes, com crescente número de serviços de cardiogeriatria e de profissionais de saúde interessados na área. Eventos e cursos relacionados à cardiogeriatria foram multiplicados em todo o país.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia reconheceu o desenvolvimento da cardiogeriatria e promoveu o GEBRAC a Departamento, em 2003 (DECAGE).
Somos pioneiros na publicação de duas diretrizes brasileiras em cardiogeriatria, inclusive com repercussão internacional. Esse fato proporcionou ao DECAGE ativa e importante participação no último congresso do American College of Cardiology realizado em Washington (DC) no período de em de 29 a 31 de 2014.

Elizabeth Vianna de Freitas(RJ)





 ESQUINA CIENTÍFICA

Hipertensão Mascarada (HM) - CLIQUE AQUI
Roberto Gamarski (RJ)

150 minutos de atividade física vigorosa por semana prediz a sobrevivência e o envelhecimento bem sucedido -
CLIQUE AQUI
Josmar de Castro Alves (RN)

Podemos transferir as conclusões dos ensaios clinicos randomizados para pacientes idosos com múltiplas comorbidades? -
CLIQUE AQUI
José Maria Peixoto (MG)



 INFORMES

A Dra. Claudia F. Gravina e o Dr. Roberto A. Franken, representaram o DECAGE e a Sociedade Brasileira de Cardiologia no American College of Cardiology em Washington dia 30 março 2014, apresentando os guidelines da Cardiogeriatria Brasileira.
Veja fotos
A diretoria do DECAGE 2014, representada pelo seu presidente Josmar de Castro Alves, diretor científico: Paulo Roberto Toscano e diretor de relações com as sociedades estaduais: Roberto Gamarski, estarão presentes no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que ocorreráde 29/04 a 03/05 na cidade de Belém (PA).
A Dra.Ângela Sichimel, representante do DECAGE-MS, coordenou o simpósio AMI (Atendimento Multidisciplinar ao Idoso) durante o Congresso Médico Científico Internacional Brasil–Itália dia 12/04 em Campo Grande (MS). Para informações do Projeto AMI, clique aqui
Boas vindas à cardiologista Maria Fátima Azevedo, representante DECAGE/RN

Faça sua inscrição no XI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Ouro Preto Minas Gerais, nos dias 07 e 08 novembro.

Visitem o site do congresso: www.decage2014.com.br

 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br