Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  NEWS MENSAL  .  NÚMERO 003  .  JUNHO 2014

 MENSAGEM DO PRESIDENTE

Fortalecendo cada vez mais a perfeita parceria com a SBGG, o DECAGE esteve presente no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Belém (PA), no período de 29/04 a 03/maio. Tendo como tema oficial “A nova geração de idosos e os desafios contemporâneos” uma ampla programação cientifica foi elaborada, visando através do debate e da troca de informações preparar esse novo futuro. O DECAGE esteve presente neste debate, trazendo sua experiência e contribuindo para que os objetivos propostos pela SBGG possam ser atingidos. Acreditamos que tanto para o DECAGE como para SBGG, essa troca de experiências tenha sido bastante gratificante, pois, temos como objetivo maior um olhar cada vez mais profissional e humano para essa “Revolução da Longevidade”.
 
Agradecemos a SBGG o gentil convite e a oportunidade de poder contribuir para um futuro mais saudável e mais promissor aos nossos idosos.

Josmar de Castro Alves (RN)
Presidente DECAGE - Biênio 2014/2015



 ACC/ SBC/ Egypt Meeting em Washington
 Depoimento da Dra. Claudia Gravina e Dr. Roberto Franken

A Cardiogeriatria teve a honra de ser escolhida pelo Presidente da SBC, Dr. Angelo de Paola, para ser o tema do simpósio conjunto ACC/ SBC/ Egypt Meeting em Washington, face ao grande interesse dos americanos pelas nossas Diretrizes em Cardiogeriatria. Este interesse foi motivado pelo fato do DECAGE/SBC ter realizado as únicas Diretrizes sobre este tema já publicadas.

Para a Dra. Claudia Gravina, coube a pergunta: "What was the impetus for and experience of stablishing Geriatric cardiology Guidelines?". Dra. Claudia apresentou os fatores que levaram à necessidade de realização deste trabalho, frente a: (1) heterogeneidade cultural, regional, econômica do Brasil; (2) área geográfica extensa e grande população, com distribuição heterogênea entre as regiões; (3) aumento crescente de idosos, constituindo atualmente a sexta maior população mundial de idosos; (4) distribuição heterogênea de cardiologistas entre as regiões, e pequeno número de geriatras; (5) oportunidade de disseminar as peculiaridades do tratamento no idoso. Demonstrou ainda: como foram confeccionadas as diretrizes, a necessidade de maior número de participantes face ao menor número de evidências, com participação de 112 representantes de 19 estados, dentre os 26 estados brasileiros, além do Distrito federal e, finalmente, a participação dos colegas americanos. Esta colaboração entre o DECAGE/SBC e a Geriatric Cardiology Section/ACC vem de longa data, devido à participação dos Drs. Mauricio Wajngarten e Claudia Gravina no Board of Directors dos colegas americanos.

Para Dr. Roberto Franken, coube a pergunta: "The effect of Geriatric Cardiology Guidelines on care provided to older CV patients in Brazil". Dr Franken dividiu seu tema em três pontos: (1) estamos aptos a atender em cardiogeriatria? (2) qual o comportamento dos médicos brasileiros diante das diretrizes nacionais; (3) contraponto entre o raciocínio clínico e as diretrizes.

O evento teve grande sucesso, com extensos elogios dos colegas americanos e egípcios frente ao trabalho do DECAGE, que sempre contou com o apoio incondicional da SBC para estas realizações



 ESQUINA CIENTÍFICA

Recomendações sobre o rastreio de demência - CLIQUE AQUI
Mauricio Wajngarten (SP)

Cuidados Paliativos -
CLIQUE AQUI
José Antonio Gordillo de Souza (SP)

Alvos de Controle da Hipertensão no idoso: impacto das novas diretrizes -
CLIQUE AQUI
Jairo Lins Borges (SP)



 INFORMES

O DECAGE esteve presente no 31° Congresso da SOCERJ, em 11/04 pp, na mesa Hipertensão em Cardiogeriatria. Representaram o departamento a Dra Elisabete Vianna de Freitas, com o tema Demência e hipertensão e o Dr Roberto Gamarsky, com o tema Disfunção erétil e hipertensão. Veja fotos. O Dr. Roberto D.Miranda esteve presente nos dias 25 e 26 de abril na XXXVIII Jornada de Cardiologia de Ribeirão Preto, coordenada pela Dra Rosana G. Mendes, cujo tema principal foi cardiogeriatria discutida em casos clínicos interativos abordando DM, FA não valvar, lesão de carótidas, E Ao com indicação de TAVI. Veja fotos.
A Dra Jessica Myriam ,representante do DECAGE-PE ministrou aula sobre " Diretrizes em Hipertensão, um olhar geriátrico "dia 11 de abril 2014, no Real Hospital Português. Veja fotos. A diretoria do DECAGE 2014 , representada pelo seu presidente Josmar de Castro Alves, diretor científico Paulo Roberto Toscano,diretor de relações com as sociedades estaduais Roberto Gamarski e Diretor Administrativo - José Carlos da Costa Zanon esteve presente no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que, ocorreu de 29/04 a 03/05, em Belém do Pará. Veja fotos.
Sob a coordenação da Dra Edna Conter,representante do DECAGE-RS, ocorreu nos dias 26 e 27 de abril a VII Jornada do DECAGE-RS na cidade de Caxias do Sul- RS. Veja fotos. Participe do XI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Ouro Preto, Minas Gerais, nos dias 07 e 08 de novembro do corrente ano. Inscreva-se!
Visite o site do congresso: www.decage2014.com.br
 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br