Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  NEWS MENSAL  .  NÚMERO 004  .  JULHO 2014

 MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros Colegas

No ano de 2009, na cidade do Natal-RN, durante o 29º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, realizamos o I Simpósio DECAGE Norte-Nordeste, reunindo todos os "decagianos" desta importante região do país. Com o sucesso obtido e ratificado nos anos subsequentes, esta atividade passou a ser parte integrante e importante da grade científica de todos os Congressos Norte-Nordeste. Assim, este ano, mais uma vez, estaremos presentes no maior evento da Cardiologia norte-nordestina, agregando todos os interessados nesta nova área da cardiologia. Com uma programação muito abrangente, voltada para a prática clínica do dia a dia, a Dra. Jessyca Miriam Garcia (PE), coordenadora do VI Simpósio DECAGE Norte-Nordeste, juntamente com a Comissão Organizadora do XXXIV Congresso Norte Nordeste de Cardiologia, não pouparam esforços para que este Simpósio possa atender a expectativa de todos. Por isso, não deixem de agendar esta importante data - Recife 14 a 16 de agosto de 2014. O DECAGE, de braços bem abertos, estará recebendo todos com a elegante e tradicional hospitalidade pernambucana.

Josmar de Castro Alves (RN)
Presidente DECAGE - Biênio 2014/2015



  Breve história da formação do DECAGE/GEBRAC

Até o início da década de 90, os temas de cardiologia geriátrica nos congressos da SBC e da SOCESP eram apresentados por professores de dois núcleos existentes, tendo como expressões principais, o Dr Hélio Magalhães no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e o Dr Luiz Gastão do Serro-Azul no Hospital das Clinicas e posteriormente no Incor. A esta época, um grupo de médicos mais jovens com interesse neste assunto, sempre sob inspiração e orientação dos mestres acima citados, passou a se reunir periodicamente para estruturação, no âmbito da SBC, de um grupo de estudo em Cardiogeriatria, para implementar os aspectos experimentais, clínicos e preventivos neste campo, com ênfase para a pesquisa e a educação continuada a níveis profissional e comunitário.

Confira o texto na íntegra - CLIQUE AQUI
Silvio Santos (SP)



 ESQUINA CIENTÍFICA

Diretrizes em Hipertensão - Um olhar geriátrico - CLIQUE AQUI
Jessica Myrian (PE)

Marcadores inflamatórios e de disfunção endotelial: qual o papel na predição de risco? -
CLIQUE AQUI
Eduardo Pitthan (RS)

O Índice tornozelo- braquial : é uma ferramenta útil no consultório do cardiogeriatra? -
CLIQUE AQUI
Eduardo Papa e Izo Helber (SP)



 INFORMES

Decage esteve presente com Tereza Rogério no 26º congresso Bahiano de Cardiologia, realizado de 14 à 17 de maio, com a sessão bate e volta de temas cardiogeriátricos. Veja foto.
Participe do XI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Ouro Preto, Minas Gerais, nos dias 07 e 08 de novembro do corrente ano. Inscreva-se! Visite o site do congresso: http://www.decage2014.com.br
 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br