Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  NEWS MENSAL  .  NÚMERO 005  .  AGOSTO 2014

 MENSAGEM DO PRESIDENTE

Velhinhos “Padrão FIFA”

Tendo a oportunidade de ter assistido os jogos da Copa em Natal, procurei observar, com um “olhar cardiogeriatrico”, os velhinhos estrangeiros que aqui vieram. Idosos de todas as idades, com suas peculiaridades de saúde e, certamente, alguns com o rigoroso controle de seus medicamentos. Na amostragem avaliada destes dias - americanos, coreanos, italianos, egípcios, ganenses, uruguaios, mexicanos, japoneses e, logicamente, brasileiros - mostraram-se ávidos de jovialidade, participando efetivamente de todos os eventos, quer tenha sido nos jogos propriamente ditos, nas comemorações do Fan Fest, nos passeios sob o sol de um clima bem tropical. Do comportamento bem tradicional e eclético dos nipônicos até o festejar incessante e contínuo dos “hermanos mexicanos”, não se registrou nenhuma intercorrencia com os nossos velhinhos.
 
Com esse pequeno “olhar cardiogeriatrico”, é possível imaginar e acreditar que a cardiogeriatria tem contribuído, efetivamente, para uma melhor qualidade de vida e que o horizonte na expectativa da longevidade possa ser mais facilmente alcançável.
 
Com esse estímulo de vida, vamos continuar trabalhando, para amanhã, quem sabe, também fazermos parte de alguma observação e alguém dizer: são velhinhos padrão FIFA.

Josmar de Castro Alves
Presidente DECAGE



  História do DECAGE RS - 15 Anos de Fundação

O DECAGE RS surgiu em Agosto de 1999, no Hospital Mãe de Deus, com os pressupostos de ser um veículo de estudo e aprofundamento científico dos profissionais médicos, exercitando o diálogo inter e multidisciplinar com o objetivo de otimizar e humanizar o atendimento do idoso cardiopata.

Os 15 anos de intensa atividade ampliaram estes pressupostos, incluindo programas voltados para o público idoso, com palestras informativas, oficinas culturais, eventos comunitários, que se tornaram marca registrada do DECAGE SBC RS, coroados pela alta adesão e entusiasmo dos participantes.

O DECAGE RS em consonância e inspirado no DECAGE Nacional, participa ativamente nos congressos gaúchos promovidos pela SOCERGS (Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul). A responsabilidade de promover anualmente o Fórum de Cardiogeriatria é um desafio, que se tornou tradição devido ao sucesso dos auditórios sempre lotados e dos intensos e acalorados debates dos participantes.

O Grupo da Cardiogeriatria tem certidão de nascimento assinada pelos sete médicos fundadores do DECAGE RS e tiveram a alegria de serem guindados à condição de Departamento da SOCERGS, reconhecidos pelo dinamismo.

Fundadores do DECAGE RS: Eduardo Pitthan,Elizabeth Rosa Duarte, Cândido Agostinho Pontes da Silva,Aldo Odilon Xavier Vitória,Edson Aranovich,Hilário Wolmeister e Júlio César Portanova da Rocha.

Os objetivos que motivaram a fundação do DECAGE: atividades científicas, atividades comunitárias, interiorização do departamento, promovendo palestras regionais nas Associações Médicas, valorizando e integrando as diversas regiões do Rio Grande do Sul. Estes mesmo objetivos foram enriquecidos pelos laços de amizade e convívio fraterno entre seus participantes, que se revelou uma grata e indispensável surpresa.

Vejam fotos

Eduardo Pitthan (RS)



 ESQUINA CIENTÍFICA

Efeitos Pleiotróficos das estatinas no paciente idoso - CLIQUE AQUI
Ronaldo Rosa- SP

Associação entre Depressão e Mortalidade nos pacientes idosos -
CLIQUE AQUI
Giselle Diniz – SP

Dor Persistente no Idoso -
CLIQUE AQUI
Renato Bandeira de Mello- RS



 INFORMES

A Dra. Jessyca Miriam Garcia (PE), coordenará O VI Simpósio DECAGE Norte-Nordeste, durante o 29° Congresso Norte Nordeste de Cardiologia nos dias 14 a 16/08/2014. Confira os abstracts dos trabalhos apresentados no WCC 2014, em Melbourne – Australia pelo Dr. Eduardo Pitthan-RS. Clique aqui.
A Dra. Edna Conter (RS) coordenará o tradicional fórum de Cardiogeriatria que acontecerá durante o Congresso SOCERGS 2014, dia 22/08/14 em Gramado-RS.
Veja a programação.
Conheça a representante do DECAGE-RS. Clique aqui.
Participe do XI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Ouro Preto, Minas Gerais, nos dias 07 e 08 de novembro do corrente ano. Inscreva-se! Visite o site do congresso: www.decage2014.com.br
 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br