Clique aqui se não estiver visualizando corretamente.
 
Edição 3, Março/2015
 

Salvador Serra - Diretor de Comunicação
Daniel Jogaib Daher - Editor do DERC News

  Palavra do Presidente

Prezados colegas,

sem dúvida o DERC se fortalece dia a dia.

A Prova de Habilitação em Ergometria deste ano ocorrerá em duas oportunidades, uma em setembro, na segunda feira do Congresso da SBC em Curitiba e a segunda será no Congresso nacional do DERC em Recife, em fins de outubro. Lembro ainda que os colegas que forem aprovados para Título de Especialista em Cardiologia (requisito obrigatório) poderão prestar a de habilitação em ergometria no congresso do DERC, como fizemos em 2014 os documentos necessários estarão prontos em tempo hábil.

Para relembrar, o DERC teve um "boom" de filiações em 2014, atingindo o significativo crescimento de 20%.

A participação de nossos filiados nos eventos relacionados com prevenção e reabilitação cardiovascular tem sido marcantes e mais uma vez tivemos colegas derquianos na programação científica oficial do ESC de 2015, em Comissões, Forças Tarefas das áreas de Prevenção Primária e Secundária, e Cardiologia do Esporte.

Quero ressaltar o apoio digno de nota da atual Diretoria da SBC, que depois de verdadeiro mutirão enxugou inúmeras despesas pesadas que os departamentos eram obrigados a fazer, para suas atividades científicas no Congresso da SBC e ainda usando a Gerência comercial, reordenou a grande preocupação em relação aos patrocínios da Revista do DERC e da parceria na distribuição da mesma, que sai junto com o Jornal da SBC.

PS: estamos torcendo para que finalmente o Plano Diretor da SBC fique pronto breve, com seu foco principal na Ética e Transparência na condução da nossa Sociedade e dos seus Departamentos. As Sociedades lideres da Cardiologia mundial estão determinando clareza no compliance dos seus associados.

NABIL GHORAYEB
Presidente do DERC
www.cardioesporte.com.brr
www.euatleta.com

  Mensagem do Editor

Caros colegas,

Com um DERC cada vez mais forte e coeso, seguimos na tarefa de divulgar os fatos relevantes do departamento e aspectos científicos relacionados com as áreas afins. Nesse número notícias sobre nossa participação no ESC/15 e em outros eventos internacionais, presença do DERC no Congresso Paranaense de Cardiologia, além de artigo resumido sobre o papel da atividade física na prevenção de doenças cardio e cerebrovasculares nas mulheres.

Aproveitem!

O Editor

  Notícias

Nos dias 24 e 25 de abril próximos, Curitiba será sede do XLII Congresso Paranaense de Cardiologia promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia. Está programado um Simpósio do DERC no dia 24/4/2015 às 16hs30min no auditório 3, com um colóquio onde participarão Arnaldo Laffitte Stier Junior (PR) ,Luiz Antonio Fruet Bettini (PR), Jose Mauro Regula Esposito (PR) , Artur Andrade (PR) , Pedro Henrique Reis (PR), Otavio José Kormann (PR) e Eloisa Dias Abboud Hanna (PR), tendo como moderador o presidente do departamento, Nabil Ghorayeb (SP).

Programação e inscrições - clique aqui

Participação efetiva do DERC no ESC/2015, tendo como membros da comissão de revisores de temas livres os Drs. Claudio Gil, Jorge Ilha Guimarães, Nabil Ghorayeb e Tales de Carvalho. Mais uma vez nosso departamento ocupando lugar de destaque na cardiologia mundial!

Vice-Presidente da Cardiologista do Esporte do DERC participa do "Internacional do Eletrocardiograma do Atleta"

Em fevereiro deste ano, o Vice-Presidente de Cardiologia do Esporte do DERC, Ricardo Stein, participou do "International...Athletes ECG", nos Estados Unidos. No encontro, foi definida uma agenda a ser cumprida no próximo ano, com a elaboração de um documento que refinará os Critérios de Seattle, além da atualização da ferramenta online que está disponível gratuitamente para qualquer profissional que trabalhe com eletrocardiograma do atleta.


O Sport & Exercise Cardiology Council do American College of Cardiology foi criado em 2012 e no ano passado buscou ampliar seus horizontes abrindo uma posição de representante internacional. Várias sociedades de cardiologia dos diferentes países ofereceram indicações de nomes, inclusive a SBC que, após consulta e recomendação do DERC, indicou o nome do Dr. Claudio Gil. Para satisfação da cardiologia brasileira, ele foi escolhido e participará, essa semana, da primeira reunião, sendo o único estrangeiro na composição atual do Council.

  Artigos
Frequent Physical Activity May Not Reduce Vascular Disease Risk as Much as Moderate Activity: Large Prospective Study of Women in the United Kingdom - Leia aqui
  Congresso
XXII Congresso Nacional do DERC
De 29 a 31 de outubro 2015
Mar Hotel - Recife/PEE

Veja informações
 
Veja também o folder informativo da agência oficial do evento.