Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  NEWS MENSAL  .  NÚMERO 013  .  MAIO  2015

 MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros Colegas,
 
Depois da participação muito gratificante no VII CONLAT – Congresso do Comitê Latino e Caribe de Geriatria e Gerontologia, em março na cidade de Belém/PA, o DECAGE volta sua atenção para dois grandes eventos neste 2º semestre.
 
Em setembro, no período de 3 a 5, teremos o VII Simpósio DECAGE Norte Nordeste, que acontecerá durante o XXXV Congresso Norte Nordeste de Cardiologia, na idade de Teresina/PI, evento que ficará sob a coordenação do Dr. Mauro José de Oliveira Gonçalves (PI). Com uma programação científica muito bem elaborada com certeza reeditaremos o sucesso obtido nos anos anteriores. Teresina, como grande cidade hospitaleira, estará de braços abertos esperando por todos.
 
E, finalmente, o nosso XII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, evento maior da cardiogeriatria brasileira, nos dias 6 e 7 de novembro, na belíssima cidade de Curitiba/PR, sob o comando do Dr. Álvaro Cattani. Uma programação científica está sendo elaborada com muito empenho pela Comissão Organizadora. E na grande mesa do debate os grandes dilemas do dia a dia, a troca de experiências e o que está sendo publicado na atualidade. Com certeza teremos um congresso do mais alto nível científico.

Portanto, agendem-se. A presença de todos será muito importante para o DECAGE.

Josmar de Castro Alves
Presidente DECAGE



 MENSAGEM DO PRESIDENTE CONGRESSO 2015

Nos dias 6 e 7 de novembro vamos realizar o XII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria em Curitiba.

A fase atual é de organização da programação científica que irá abordar temas relevantes e atuais que buscam o estímulo para que você venha participar deste evento. Um congresso que cada vez mais se firma como um dos mais interativos. Pensamos em um congresso que você participa ativamente, tira suas dúvidas, opina e em paralelo terá uma programação social interessante.

Curitiba é uma cidade hospitaleira, conhecida como a "cidade sorriso". Inúmeras atrações turísticas, restaurantes, bons hotéis, tudo isto envolto em um dos maiores índices de área verde por habitante do mundo.

Te esperamos em Curitiba.

Um abraço,

Alvaro Cesar Cattani
Presidente do XII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria



 ESQUINA CIENTÍFICA

Revendo conceitos na avaliação de risco perioperatório do idoso - CLIQUE AQUI
Márcia Cristina A. Silva (Associada DECAGE Recife/PE)

Prescription of cardivascular drugs in the French ODIN cohort of heart failure patients according to age and type of chronic heart failure -
CLIQUE AQUI
Eduardo Pitthan (RS)



 INFORMES

A Dra. Jessica Garcia, representante do Decage em Pernambuco, em uma parceria da SBGG PE e DECAGE, coordenou dia 31/03 no Real Hospital Português a Arena em Cardiogeriatria, com a participação de Daniel Kitner (geriatra), Carlos Eduardo Montenegro (cardiologista) e Rodrigo Lima (médico da familia). Confira a foto. Em 17 abril 2015, sob a coordenação da Dra. Angela Sichinel, na cidade de Campo Grande/MS, ocorreu o I Seminário de Atendimento Multidisciplinar ao Idoso reunindo cerca de 200 acadêmicos da área de saúde das principais universidades.

Esse evento foi realizado através do projeto AMI. O Projeto AMI (Atendimento Multidisciplinar do Idoso) caracteriza-se como um projeto social e de pesquisa desenvolvido por uma equipe transdisciplinar de profissionais (Nutricionistas, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros e Fisioterapeutas) e é realizado no Hospital São Julião, em Campo Grande/MS desde setembro de 2005.

Veja foto do evento.

Confira AMI nas mídias:
https://www.facebook.com/projetoamioidoso
 
http://www.projetoami.com/
http://seminarioami.wix.com/sami2015
DECAGE esteve presente no VII Congresso do Comitê Latino Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia (COMLAT/ IAGG ) nos dias 9 a 11 de abril 2015 na cidade de Belém – PA. Estiveram representando o Departamento: Dr. Josmar de Castro Alves (presidente DECAGE 2014/2015), Dr. Paulo Toscano (Diretor Científico 2014/2015), Dra. Elisabeth Vianna de Freitas e Dr. Roberto Gamarski. Veja foto.
Participe do XII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, nos dias 6 e 7 de novembro 2015 na cidade de Curitiba-PR
Visite a página do DECAGE no facebook: https://www.facebook.com/decage.cardiogeriatria
 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br