Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  NEWS MENSAL  .  NÚMERO 020  .  DEZEMBRO  2015

 MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros Amigos,

Chegamos ao final do ano e ao final do mandato da atual gestão. Nada mais justo do que registrar nosso agradecimento pela acreditação e o apoio recebido durante estes dois anos de trabalho. Se fizermos um balanço de nossas atividades no biênio 2014/2015, temos certeza de que tivemos um superávit bastante gratificante. Com orgulho, podemos dizer que crescemos e isto foi possível pela união e comunhão de ideais que sempre nortearam este departamento.
 
Como no voo dos gansos é chegada a hora de um novo membro assumir esta coordenação. Sob sua orientação continuaremos todos juntos e voando sempre mais alto e mais unidos. Assim, desejamos ao novo Presidente e Diretoria todo sucesso possível, pois sabemos que sob sua orientação o DECAGE continuará voando cada vez mais alto.
 
Finalizando, lembro agora de um texto chamado “cortar o tempo”.

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, como outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.”

Carlos Drummond de Andrade

Que o ano novo esteja repleto de boas ideias e que elas possam ser concretizadas. À Diretoria que assume os rumos do DECAGE, nosso apoio irrestrito e sucesso nesse trabalho tão gratificante.

Obrigado a todos pelo privilégio de ter dirigido o DECAGE nestes dois anos.

Feliz Natal e um Novo Ano repleto de saúde, paz e sucesso.

Josmar de Castro Alves
Presidente DECAGE (2014/2015)

 

 MENSAGEM DO PRESIDENTE DO EDITOR

“Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade.”
(Albert Einstein)

Feliz Natal a todos e que nossos sonhos se realizem nesse novo ano que se anuncia.

Elizabeth da Rosa Duarte
Diretora de Comunicação (2014/2015)



 ESQUINA CIENTÍFICA

Calcium intake and risk of fracture: Systematic Review - CLIQUE AQUI
Alvaro Cattani (PA)



 XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOGERIATRIA

Conhecendo Natal – 1ª PARTE

Caros Amigos,

Natal sediará o XII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, nos dias 21 e 22 de novembro de 2016, no Centro de Convenções do Hotel Sehrs.

Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, foi fundada em 1599 às margens do Rio Potengi. Com uma área de 170,298 km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), de 2012 Natal é conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueiros.

Tudo começou com as Capitanias Hereditárias quando o Rei de Portugal Dom João III, em 1530, dividiu o Brasil em lotes. As terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte couberam a João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras. Antes disso, os franceses já aportavam por aqui para contrabandear o pau-brasil. E esse foi o principal motivo do fracasso da primeira tentativa de colonização. Os índios potiguares ajudavam os franceses a combater os colonizadores, impedindo, a fixação dos portugueses em terras potiguares.

Passados 62 anos, em 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa, desta vez comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, chegou para expulsar os franceses e reconquistar a capitania. Como estratégia de defesa, contra o ataque dos índios e dos corsários franceses, doze dias depois os portugueses começam a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis. O forte foi projetado pelo Padre Gaspar de Samperes, o mesmo arquiteto que projetou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.

Concluído o forte, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

Com o domínio holandês, em 1633, a rotina do povoado que começa evoluir foi totalmente mudada. Durante 21 anos, o forte passou a se chamar Castelo de Keulen e Natal Nova Amsterdã. Com a saída dos Holandeses, a cidade volta à normalidade.

Até o próximo DECAGE NEWS com novos informes.

Josmar de Castro Alves
Presidente do XIII Congresso AGE

natal.rn.gov.br



 INFORMES


Curta a página do DECAGE no facebook:
https://www.facebook.com/decage.cardiogeriatria
 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br