Clique aqui se não estiver visualizando corretamente

  BOLETIM MENSAL  .  NÚMERO 021  .  JANEIRO  2016

 MENSAGEM DO PRESIDENTE DO DECAGE

Caros Amigos,

Assim como a SBC, o DECAGE inicia o ano de 2016 com uma nova Diretoria, que tem como desafio dar continuidade aos projetos oriundos das Diretorias antecedentes. Incentivando e promovendo as atividades de educação continuada relacionadas ao processo do envelhecimento cardiovascular e os cuidados do idoso portador de cardiopatia.

Procuraremos aprofundar a bem-sucedida parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), através de atividades científicas regionais e nacionais. O DECAGE promoverá atividades modernas discutindo inovações tecnológicas e conceituais, como por exemplo assuntos relacionados à genética, imunização, nutrição, emergências cardiovasculares em idosos, além dos temas tradicionais da cardiologia presentes sempre em maior frequência no paciente idoso.

O DECAGE pretende que suas atividades sejam descentralizadas e promovidas em diversas regionais do País. Para isto trabalharemos em pareceria com os Presidentes das Estaduais, através de nossos representantes regionais. Outro importante objetivo da atual Diretoria será a atualização das Diretrizes Brasileiras de Cardiogeriatria.

O Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, neste ano em sua 13ª edição, ocorrerá na maravilhosa cidade de Natal/RN, durante os dias de 21e 22 de outubro. Tradicional entre os cardiologistas, por ser um dos últimos do ano, tem a condição de discutir as novidades debatidas no American College of Cardiology Congress, European Congress of Cardiology e Congresso Brasileiro de Cardiologia. Como o idoso apresenta patologias em todas as áreas da cardiologia e por ser um congresso de departamento, seu formato favorece a revisão e atualização dos temas de forma prática e interativa. Reserve esta data!

Sejam todos muito bem-vindos ao DECAGE,

José Maria Peixoto
Presidente DECAGE (2016-2017)

 

 MENSAGEM DO DIRETOR CIENTÍFICO

O idoso vive cada vez mais! Associado a este fato, a doença cardiovascular continua sendo a principal causa de mortalidade em nosso país! Além disso, observa-se o aumento de comorbidades e o uso de múltiplos medicamentos em nosso paciente idoso, vários especialistas opinando e intervindo, bem como a incorporação de novas tecnologias! Além de que, muitas vezes os idosos são excluídos de estudos clínicos!

Essa combinação de fatores geram obrigatoriamente a busca de novos conhecimentos e a racionalização na aplicação dos existentes pois o idoso tem peculiaridades orgânicas, psicológicas, familiares e sociais que fazem com que o médico use ao máximo o seu raciocínio nos tratamentos e nas intervenções, constituindo um grande desafio no dia a dia.

O DECAGE tem a missão de, através de seus variados eventos científicos nacionais e regionais e suas publicações,trazer conhecimento prático e proporcionar troca de experiências entre cardiologistas e geriatras em um ambiente agradável e construtivo!

Vamos em frente que o desafio é grande.

Ronaldo Fernandes Rosa
Diretor Científico (2016/2017)



 MENSAGEM DA EDITORA

Prezados colegas

Estamos dando continuidade ao trabalho iniciado na gestão do Dr. Josmar Castro no período de 2014-2015.

O DECAGE NEWS tem como objetivos divulgar as notícias do DECAGE-SBC e abordar temas científicos que venham a auxiliar as condutas médicas no paciente idoso.

Contamos com a colaboração de todos os colegas para seguir com esse trabalho.

Participe e torne-se sócio do nosso departamento.

Elizabeth da Rosa Duarte
Editora (2016/2017)



 ESQUINA CIENTÍFICA

É imprescindível ensinar o raciocínio clínico para diminuir erros diagnósticos - CLIQUE AQUI
José Maria Peixoto (MG)



 INFORMES

Conheça a diretoria do DECAGE 2016-2017:

Presidente - José Maria Peixoto (MG)
Vice Presidente - Teresa Cristina Rogério da Silva (BA)
Diretor de Relações com as Sociedades Estaduais - Abrahão Afiune Neto (GO)
Diretor de Eventos - Elizabete Viana de Freitas (RJ)
Diretor Administrativo - Aristóteles Comte de Alencar Filho (AM)
Diretor Financeiro - José Carlos da Costa Zanon (MG)
Diretor Cientifico - Ronaldo Fernandes Rosa (SP)
Diretor de Comunicação - Elizabeth da Rosa Duarte (RS)


Visite a página do DECAGE no facebook:
https://www.facebook.com/decage.cardiogeriatria

 
Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br